Cooperativismo Catarinense

10 ANOS

Primeira incorporação do SICOOB MAXICRÉDITO  completa 10 anos

No dia 1 de fevereiro de 2012, a MaxiCrédito realizava a incorporação do Sicoob Credtec. Ação que entrou para a história da Maxi e também do cooperativismo nacional, quando uma cooperativa incorporou outra a mais de 500 quilômetros de distância 
 
Dia 1 de fevereiro de 2022 foi um dia marcante para o Sicoob MaxiCrédito. Foi nesta data, em 2012, que a Cooperativa fez a primeira incorporação da sua história, a do Sicoob Credtec (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores das Instituições de Ensino), de Florianópolis. E com ela, deixou uma marca no cooperativismo nacional, como conta o Diretor Administrativo e de Suporte, Gilberto Belatto.

“Foi a primeira vez no país que uma cooperativa incorporou outra 500 quilômetros distante da sede”

, lembra.  

A decisão de incorporar foi apontada como um ato de coragem pela Diretora de Operações e Desenvolvimento, Adriana Spolti Grigol.

“Era tão desafiador para nós incorporar duas agências e 900 associados, que aquilo era um marco na cooperativa. E de fato foi, porque foi a primeira”

, pontua.  

Belatto acompanhou de perto as três incorporações feitas pela MaxiCrédito (Credtec em 2012, Blucredi em 2016 e Ecocredi em 2020). Como tudo o que é feito pela primeira vez, deixa registros valiosos na memória.

“Todas (as incorporações) têm suas particularidades. E com a Credtec começamos a criar a figura do associado delegado, que até então eram chamados de líderes.  Também nos abriu portas e permitiu conhecermos a realidade de uma região que não conhecíamos até então”

, recorda.   

Com isso, além da região Oeste, a MaxiCrédito passou a atuar nas duas agências da Credtec com abrangência nas cidades de Florianópolis e São José: as agências Metropolitana e Kobrasol, que existem até hoje e somavam pouco mais de 920 associados.   

A receptividade da comunidade é lembrada com carinho pelo diretor.

“Fizemos muita amizade com os associados de lá, conhecemos gente de todo o mundo que circulam na região. Também tivemos muito apoio da Central (Sicoob Central SC/RS), do jurídico deles, que sempre nos orientava sobre o que era necessário fazer, providenciar”

, comenta.  

O gerente da agência Metropolitana do Sicoob MaxiCrédito, Charles Anibal Soares, era colaborador da Credtec e acompanhou o processo de incorporação.  

Ele lembra que inicialmente foi um choque, porque vários procedimentos precisaram ser revistos e ajustes necessários, mas o que mais o marcou foi o carinho das pessoas que o receberam e a troca de conhecimento que foi estabelecida a partir daí. 

“Mas principalmente a mensagem do cooperativismo feito de um jeito simples, sincero e justo de atender o associado. Foi isso o que mais me marcou e eu procuro manter até hoje”

, comenta.  

Ver o crescimento da cooperativa é motivo de alegria.

“Quando o associado vem abrir sua conta, fazemos questão de ressaltar o que é uma cooperativa, nossos valores. E mostrar como ela se importa com a comunidade, impactando também com suas ações sociais, isso é a cereja do bolo”

, disse.  

Orgulho em ver a cooperativa crescer  
Quem também segue acompanhando a trajetória da MaxiCrédito é Paulo Livramento, um dos fundadores e presidente da Credtec por 13 anos. Hoje, é associado delegado e vê de perto o crescimento da Cooperativa e os impactos positivos que ela promove.  

Ao recordar o período que antecedeu a incorporação, Livramento afirma que sempre sentiu segurança que tudo correria bem.

“Pelo tamanho da MaxiCrédito e pelos resultados que ela já tinha, não tinha dúvidas que as coisas caminhariam bem”

, disse. 

“Estamos no caminho certo, os resultados mostram isso. Só temos a nos orgulhar. E por acreditar nisso hoje eu tenho a minha participação voluntária. Se não acreditasse, por que estaria aqui? Acho que cada associado tem uma importante contribuição a dar. E enquanto eu puder, estarei à disposição”

, complementa. 
 
Estrutura para melhor atender o associado 
Uma década depois, a estrutura que lá em 2012 contava com duas agências, hoje soma oito pontos de atendimento do Sicoob MaxiCrédito distribuídos em vários bairros das duas cidades. O número de associados já passa de 16,4 mil. 

“Me sinto orgulhoso em ter feito parte dessa transição. Cada documento, cada autorização era uma vitória. Foi trabalhoso, foi difícil, mas temos empresas e pessoas que são associadas nossas e que acreditam na MaxiCrédito desde aquela época”

, finaliza Gilberto.  

Atualmente, o Sicoob MaxiCrédito conta com 96 pontos de atendimento em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e mais de 220 mil associados.  

Foto: Agência Kobrasol, em São José (SC)