Cooperativismo Catarinense

50 ANOS

OCESC
Completa 50 ANOS e comemoração é marcada por lançamentos e homenagens

Uma noite de celebração, regada a lembranças e reencontros. Os 50 anos da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) foi celebrado com uma confraternização, realizada na última quarta-feira (25). O evento foi restrito a poucas pessoas e seguiu todos os protocolos sanitários exigidos pelo Estado por conta da pandemia de Covid-19. A entidade completa meio século de história e representação das cooperativas catarinenses no próximo sábado, dia 28 de agosto, data em que foi constituída no ano de 1971.

O presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin, recepcionou os convidados e, ao fazer sua manifestação, fez um resgate histórico dos feitos da OCESC, além de agradecer a todos os que se dedicaram ao desenvolvimento da Organização, que hoje é referência na defesa do cooperativismo em Santa Catarina. 

“Aproveito para agradecer o trabalho dos meus antecessores, com a certeza de que cada um deles deixou sua marca nessa história”

, destacou.

Suzin também destacou o papel de representação da OCESC no apoio às cooperativas que, a cada ano, apresentam melhores resultados e estimulam a economia local. 

“É um prazer seguir nessa caminhada ao lado de tantas pessoas que compartilham nossas crenças e reforçam, dia após dia, a nossa esperança em sermos capazes de construir uma sociedade cada vez mais justa e produtiva”

, complementou. Autoridades presentes no evento também manifestaram o reconhecimento pela passagem dos 50 anos da OCESC.

Na ocasião, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Moacir Solpelsa; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano José Buligon; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), deputado Mauro de Nadal, ressaltaram a relevância do cooperativismo em Santa Catarina, o número de empregos diretos gerados pelo setor, além do papel da OCESC como principal agente de suporte para o sistema.

Institucional

O evento também foi marcado por dois importantes lançamentos em celebração ao cinquentenário: o livro com a trajetória dos 50 anos da OCESC e a produção audiovisual, que também faz um resgate da história.  O livro traz uma síntese das últimas cinco décadas, relembrando os principais fatos do sistema cooperativista catarinense. O vídeo narra o passar dos anos desde a fundação da OCESC em 1971 até os dias de hoje.

Ambos os trabalhos já estão disponíveis nos canais da entidade. Acompanhe:

Livro http://expressao.com.br/ebooks/livro_ocesc_50anos/

Filme http://www.ocesc.org.br/arquivos/ocesc50anos.mp4

OCESC completa 50 anos

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) completou meio século de história no dia 28 de agosto. Para marcar a data, a entidade representativa das cooperativas catarinenses, realizou o lançamento do livro em comemoração ao jubileu de ouro, além de um filme institucional com a trajetória desses 50 anos.

A OCESC atua como entidade de registro e representação sindical patronal e representação das cooperativas de Santa Catarina. Trata dos assuntos de interesse das cooperativas, em todos os ramos, com instituições governamentais.

O primeiro órgão representativo do setor cooperativista catarinense foi a Associação das Cooperativas de Santa Catarina (ASCOOP), fundada em 1º de agosto de 1964, em Blumenau.

A estruturação legal-institucional, entretanto, ocorreu em 1971, quando o Governo Federal editou a Lei nº 5.764, de 16/12/71, que definiu a política nacional de cooperativismo e instituiu o regime político das cooperativas. Naquele ano foi criado o Conselho Nacional de Cooperativismo.

Por conta da legislação editada, foi constituída a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), órgão de cúpula do sistema na esfera nacional, na capital federal, e fundadas as Organizações de Cooperativas Estaduais (OCE) nas capitais das unidades federativas.

Foi então que, em 28 de agosto de 1971, surgiu a OCESC para representar efetivamente o sistema cooperativo catarinense e disciplinar a criação e o registro de cooperativas singulares, cooperativas centrais e federações de cooperativas.

Atualmente, a OCESC conta com 251 cooperativas registradas e fomenta o constante desenvolvimento do cooperativismo catarinense. “Para nós, é um orgulho completar meio século de história. Não podemos esquecer de agradecer a todos que contribuíram com essa trajetória, de forma profissional e com credibilidade. Mas, não paramos por aí. Ainda se tem muito a construir”, salienta o presidente da entidade, Luiz Vicente Suzin.

Desde 2011, a OCESC ocupa uma moderna e funcional sede própria com área de 1.104 metros quadrados, situada na esquina da Avenida Almirante Tamandaré e com a travessa Aroldo Pessi, no bairro de Capoeiras, em Florianópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC