Cooperativismo Catarinense

51 ANOS

União, Superação e Sucesso descrevem a Cooperja nestes 51 anos de história

A Cooperja chega aos 51 anos de existência, com uma instituição sólida e respeitada.

Principal cooperativa de arroz do país, com quase 2.000 associados, fatura mais de R$ 500 milhões por ano. Construída com história de pessoas que nunca deixaram de acreditar na cooperação. Muitos desafios precisaram ser enfrentados desde os primeiros anos da cooperativa, que só sobreviveu e cresceu graças à persistência, à coragem e à força de vontade de seus idealizadores e daqueles que vieram depois deles.

Como símbolo do sentimento de gratidão, temos a figura do agrônomo Joaquim Pedro Coelho (1941-1970), idealizador e incentivador do projeto de congregar os produtores de arroz de Jacinto Machado em torno de uma cooperativa. A ideia surgiu do desejo legítimo de valorizar o trabalho de cada um e da constatação de que só havia uma forma de conseguir isso: a união. Com o tempo, a Cooperja expandiu a sua atuação, do pioneiro arroz para outras culturas: milho (transformado em diversos tipos de ração), maracujá, banana, pitaya e soja.

Há também os supermercados, as lojas agropecuárias, a produção de sementes e o setor de combustíveis. Formamos uma rede de negócios em volta do produtor associado, sempre a partir do crescimento orgânico, passo a passo. Com isso, pudemos levar às propriedades da nossa gente os benefícios e as comodidades que só existiam nas cidades.

Ampliamos o nosso raio de ação, chegando a outros 13 municípios de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e até Pernambuco, onde instalamos uma unidade industrial na cidade de Arcoverde.

Desde 2017 a Cooperja recebe anualmente mais de 4 milhões de sacas de arroz dos seus associados. Para lidar com essa produção gigantesca, a cooperativa possui 32 silos de armazenamento, cada um com capacidade para 100 mil sacas, e outras 16 unidades de menor porte, para 20 mil sacas.

Os méritos das conquistas são compartilhados com cada colaborador da equipe de quase 750 profissionais, dedicada à missão diária de fazer a Cooperja ainda mais forte. Um dos segredos do sucesso é, certamente, a fidelidade à essência do cooperativismo. A Cooperja agradece o apoio, a confiança e a parceria de todos que, de alguma forma, fizeram e fazem parte dessa trajetória de sucesso.

Cooperja comemorou 51 anos com entrega kits de proteção

No dia 30 de agosto a Cooperja comemorou 51 anos de muita luta, trabalho, união, conquistas e desenvolvimento. Sempre de mãos dadas com associados, colaboradores e parceiros, celebrou a data.

Tradicionalmente o dia era comemorado com uma ação social nas unidades da Cooperativa, mas devido a situação atual que estamos vivendo, isso não foi possível. Pensando nos cuidados com a saúde uns dos outros, a Cooperja entregou em suas unidades um kit contendo álcool em gel, e uma máscara para cada cliente que esteve visitando as unidades durante o sábado, 29.

A Cooperja conta hoje com Unidades de Recebimento e Beneficiamento de Arroz; Beneficiamento de Sementes; Recebimento e Comercialização de Maracujá, Banana e Pitaya; Posto de Combustíveis e TRR; Supermercados; Indústria de Rações; Lojas Agropecuárias e; Centros de Distribuições. Exporta para diversos países e está presente no lar de mais de 1.800 famílias associadas, mais de 700 famílias de colaboradores e milhares outras que estão ligadas indiretamente ao ciclo de trabalho da Cooperativa.

Segundo o presidente da Cooperja Vanir Zanatta são 51 anos de trabalho, esforço coletivo e sucesso.

“Foram muitos desafios enfrentados e vencidos desde a fundação da Cooperja. E nesse ano vivemos algo totalmente diferente, mas, com certeza, vai passar e nossa cooperativa continuará a prestar o grande serviço que sempre desempenhou nas comunidades e nas pessoas. Afinal foram pessoas organizadas que deram vida a Cooperja. Nesta ação, pensando na saúde de todos. Queremos a continuação dos cuidados protocolares, contra esse vírus sorrateiro, invisível, que ameaça a nós e nossas famílias. Um grande abraço cooperativo”

, fala Zanatta.

 

Fonte: Comunicação Cooperja

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.