Cooperativismo Catarinense

AÇÃO SOCIOAMBIENTAL

AÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Projeto da FALB arrecada mais uma tonelada de tampinhas 

Fundação Aury Luiz Bodanese incentiva logística reversa e beneficia empregados da Aurora

Com objetivo de promover a logística reversa e auxiliar empregados da mantenedora, a Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), entidade social da Aurora Alimentos, lançou neste ano o projeto Tampinha Voluntária que incentiva os empregados e cooperados a arrecadarem tampas de embalagens plásticas e destinarem para a reciclagem. Os recursos financeiros da venda do material retornam em benefícios aos mais de 33 mil empregados.

Nos últimos dois meses a campanha encaminhou mais uma tonelada de tampinhas para a reciclagem e ultrapassou mais de duas toneladas arrecadadas em todas as unidades da Aurora desde o início do projeto, em março. A ação já beneficiou dois empregados do Sistema: um deles em julho, do Frigorífico Mandaguari, no Paraná, e outro neste mês, do Frigorífico de Erechim/RS (FAER II) com R$ 300 para auxiliar nos custos do tratamento médico da sua filha.

De acordo com a educadora ambiental da FALB, Darcivana Squena, empregados e voluntários de todas as unidades estão empenhados no projeto e contribuindo com o meio ambiente. Ela explica que para auxiliar financeiramente os empregados, há uma comissão interna que avalia os cadastros sociais encaminhados pelo setor de Gestão de Pessoas das unidades da Cooperativa e define os beneficiados e a porcentagem do valor do fundo que será destinada. Alguns critérios são levados em consideração, como a necessidade do empregado, o tempo de empresa e a urgência da ação. 

“Os empregados devem procurar o setor de Gestão de Pessoas da unidade para que os responsáveis preencham o cadastro e os enviem para a FALB. No prazo de cinco a dez dias, a comissão interna, em conjunto com a Diretoria Executiva da Fundação, avalia os cadastros recebidos e determina os repasses e os beneficiados. Assim, defere ou indefere os pedidos, com base nos critérios”

, explica Darcivana.

De acordo com o presidente da FALB, Oscar Trombeta, a principal meta da FALB é incentivar todos os empregados a contribuírem para a destinação correta de resíduos e engajá-los em ações socioambientais.

“São ações que promovem ao mesmo tempo a sustentabilidade, o cooperativismo e a solidariedade, princípios que guiam a nossa Fundação em prol das pessoas que formam todo o Sistema Aurora”

, destaca Trombeta.

PARCERIAS

O projeto da FALB conta com a parceria de cooperativas filiadas ao Sistema Aurora:

Cooperalfa (Chapecó)

Cooperaitaipu (Pinhalzinho)

Auriverde (Cunha Porã).

Nesta semana, a Fundação recebeu a primeira remessa de tampinhas arrecadadas pela Cooperalfa. O material será encaminhado para reciclagem e os recursos financeiros retornarão à cooperativa parceira.

Fonte: MB Comunicação

 

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!