Cooperativismo Catarinense

ALIMENTO

“Abraça SICOOB” arrecada 22 toneladas de alimento e 16 mil peças de roupa

As arrecadações foram destinadas para 118 instituições beneficentes e ampararam mais de 11 mil pessoas

A cooperação transforma. Impulsionados por esse conceito, o Sicoob MaxiCrédito participou da campanha “Abraça Sicoob” realizada pelo Instituto Sicoob. Durante os meses de junho e julho a cooperativa mobilizou as comunidades para fazerem doação de agasalho e alimento.  

O resultado foi extremamente positivo. No total o Sicoob MaxiCrédito arrecadou mais de 22 toneladas de alimento e mais de 16 mil peças de roupas, cobertores e calçados. As doações foram repassadas para 118 instituições beneficentes e auxiliou mais de 11 mil pessoas.

Uma das agências destaques na arrecadação foi a de Xaxim. Para Tuane Marina Coltro, subgerente da agência, participar da ação é cooperar por algo maior.

“Esta ação é de suma importância, pois como cooperativa cumprimos a nossa missão social. Nos sentimos muito gratos por poder envolver a comunidade nesta ação e ajudar, de coração, muitas famílias, cooperando por algo maior”

A iniciativa foi organizada em todas as 56 cidades onde a cooperativa tem agências. Cada ponto de atendimento serviu como ponto de coleta. Além disso, nos dias 03 e 10 de julho, em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, os colaboradores foram para alguns supermercados parceiros e montaram pontos de coletas para estimular as pessoas a fazerem as doações.

Taiana Haelsner, especialista em projetos sociais no Sicoob MaxiCrédito faz agradecimento a todos os envolvidos.

“O resultado é de encher o coração, ficamos muito felizes e temos que agradecer a todos os colaboradores que se engajaram com a causa, aos supermercados que foram parceiros e, principalmente, a todos aqueles que fizeram as suas doações. Elas fizeram a diferença na vida de muita gente.”

Se levar em conta todo o sistema Sicoob, a nível nacional, foram 116 toneladas de alimento, 46 mil peças de roupas e 46 mil pessoas beneficiadas.

A ação já é tradicional nas instituições cooperativistas e superou os números de 2020, quando o Sicoob MaxiCrédito arrecadou 15 mil peças de roupa e 18 mil toneladas de alimento.

Entenda o Dia Internacional do Cooperativismo

O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado sempre no primeiro sábado de julho. No início era conhecido como o Dia da Cooperação e, mais tarde passou a ser chamado de Dia do Cooperativismo. Atualmente é reconhecido de forma oficial como Dia Internacional do Cooperativismo.

A primeira celebração do Dia do Cooperativismo foi no ano de 1923 com uma confraternização entre todos os povos ligados a atividades de cooperativismo. Porém, oficialmente, a data só foi criada em 1994.

Em 2009 o Sistema Ocemg organizou o ato do Dia C. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. Rapidamente a ideia ganhou a simpatia de diversas cooperativas mineiras, que passaram a apoiar e desenvolver, anualmente, as ações do Dia C.

Fonte: Comunicação Sicoob Maxicrédito