Cooperativismo Catarinense

APOIO

Centro de Memória ALFA/MAXICRÉDITO-CEMAC apoia  
Curso Conservação Preventiva de Bens Culturais

Trinta profissionais de 22 instituições museológicas do oeste catarinense participaram nos dias 20, 21, 31 de maio e 01 de junho, do “Curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais”. Mesclando aulas teóricas e práticas, o tema foi conservação preventiva de acervos fotográficos, têxteis, madeira e metal.

Primeiramente o objetivo era realizar uma formação presencial. No entanto, devido as restrições da pandemia do Covid 19, o curso foi adaptado para o formato online, coordenado pelas historiadoras do CEMAC, Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow, em parceria com o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM/Unochapecó. Segundo as profissionais, o grande oeste possui um grande número de bibliotecas, fundações culturais, arquivos e museus, que tem acervos diversificados e muito ricos, retratando a história da região.

“A salvaguarda correta destes é fundamental para a perpetuação dos documentos, que servirão como fonte para inúmeras pesquisas científicas nas mais diversas áreas do conhecimento”

, ressaltam.

As aulas foram ministradas pelos museólogos Idemar Ghizzo e Valdirene Böger Dorigon, com transmissões realizadas do Laboratório de Conservação e Restauração do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, onde os profissionais atuam. O curso foi realizado com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural – Edição 2019, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Legenda da foto anexa : Museólogos Idemar Ghizzo e Valdirene Böger Dorigon durante transmissão das aulas. 
Fonte: Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito-CEMAC

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.