Cooperativismo Catarinense

ARROZ

Sementes Epagri

COOPERJA multiplica nova cultivar de arroz lançamento da Epagri: SCS125

A Epagri lançou recentemente sua 33ª cultivar de arroz irrigado, a SCS125. A novidade foi desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI), que é uma referência nacional em pesquisa pública com o grão. A nova cultivar destaca-se pelo alto potencial produtivo, boa qualidade de grãos, resistência ao acamamento e bom nível de sanidade geral.

Segundo o engenheiro Agrônomo da Epagri, Douglas Oliveira a SCS125 é resultado de diversos cruzamentos, o que confere uma larga base genética. Entre seus pais, estão o Epagri 108 e SCSBRS Tio Taka, também conhecido como 113, que são duas cultivares testadas e aprovadas pelos agricultores há anos. Essa mistura na sua genética traz para a nova cultivar uma excelente resistência ao acamamento, sendo este um grande destaque deste material.

“Além disso, ela apresenta uma grande resistência as principais doenças do arroz, com grande sanidade de folhas e grãos. Isso é extremamente importante para prevenir riscos de perda na produtividade em anos com clima ruim, além de reduzir a necessidade de aplicação de agrotóxicos, diminuindo custos e reduzindo a contaminação do meio ambiente. Conseguimos ver isso muito claramente nas lavouras de sementes do SCS 125 este ano, onde a produtividade média nessas áreas superou os 200 sacos por hectares”

, explica Oliveira.

Ele fala ainda que a qualidade é superior e adaptado ao beneficiamento do arroz branco e também para processo de parboilização. Tendo as mesmas caraterísticas das outras cultivares da Epagri para este processo.

Produtividade
A Cooperja fez a multiplicação da nova cultivar SCS125 numa área de propriedade do associado Felipe Ross Henrique da comunidade de Timbopeba, São João do Sul, que já produz sementes da Cooperativa.

“Tive o privilegio de plantar a nova cultivar, semeie em outubro, uma densidade de 110Kg de sementes por hectare, ela teve um arranque inicial muito bom, em pouco tempo o campo estava totalmente fechado. A parte vegetativa muito sadia, desde começo até o fim do corte. Um grão sadio e pesado, deu diferença entre as outras cultivares e fechou uma media final de 205 por hectare. Em todo ciclo da lavoura eu tive o acompanhamento do consultor de vendas e parte técnica da Cooperja, isso agregou muito para eu ter este rendimento final. Agradeço a todos”

, elogia Felipe.

A SCS125 possui alto potencial produtivo, ciclo longo, resistência ao acamamento; boa qualidade de grãos; bom nível de sanidade geral; e adequado à parboilização e compatível com outras cultivares da Epagri (exceto SCS124 Sardo). A cultivar quando em linhagem SC 790 permaneceu nos ensaios Valor de Cultivo e Uso (VCU) oficiais por seis safras (2014/15-2019/20), tendo apresentado bom desempenho agronômico e estabilidade.

 

Sementes
“Através de novas cultivares e materiais genéticos, trazem a possibilidade de materiais com maior estabilidade produtiva, melhor qualidade de grãos, resistência a doenças e inúmeros benefícios a toda a cadeia produtiva, representando uma importante ferramenta para o agricultor, poder manejar sua lavoura buscando produtividade, e rentabilidade”, acrescenta Célito Mezzari gerente da UBS.

A nova cultivar estará disponível na Cooperativa para os agricultores cultivarem na próxima safra. A Cooperja é referência em produção de sementes de arroz e multiplica diversas cultivares dos principais obtentores de genética de arroz do Brasil, como EPAGRI, IRGA, EMBRAPA, INTA e materiais com tecnologia Clearfield da BASF.

Fonte: Comunicação da Cooperja

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.