Cooperativismo Catarinense

ARTIGO

Importância da alimentação saudável durante a pandemia

O cenário atual de pandemia demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação. A alimentação tem relação direta com a saúde e o bem-estar dos indivíduos. Uma alimentação adequada garante o funcionamento apropriado do nosso organismo, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a prevenção de doenças e também para a manutenção e recuperação da saúde.

Uma das formas de manter uma alimentação mais saudável é evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e fast foods. Um estudo realizado pela Fiocruz em parceria com a Unicamp revela um crescimento no consumo de alimentos ultraprocessados e redução na ingestão de verduras, legumes e frutas durante a pandemia.

Estudos apontam que as refeições preparadas em casa, com ingredientes mais naturais e frescos, estão associadas com melhora nos indicadores de saúde, como controle ou redução de peso corporal e também da pressão arterial, por se consumir menos sal e gordura, comparado com produtos ultraprocessados ricos nestes ingredientes. Pessoas que preparam refeições em casa costumam comer uma quantidade maior de vegetais e frutas, consequentemente, consomem uma quantidade maior e mais variada de nutrientes. Além dos benefícios nutricionais, cozinhar em casa também possui benefícios psicológicos e emocionais, pois são compartilhados bons momentos com familiares e amigos.

Mas devemos lembrar que a comida caseira que cozinhamos em casa nunca vai atingir determinados sabores que a indústria oferece. Os alimentos ultraprocessados são formulados para serem mais palatáveis, durarem mais na prateleira e se tornarem objetos de desejo. Apesar de parecerem mais práticos para quem tem uma rotina agitada, a comida caseira sempre será a melhor opção para consumirmos regularmente.

Ao cozinhar em casa precisamos atentar primeiramente para a higiene dos alimentos. Lavar os alimentos que vêm embalados e higienizar os vegetais com hipoclorito de sódio. Para realçar o sabor podemos utilizar os temperos naturais e especiarias e, assim, reduzir a utilização do sal. Os óleos e as gorduras devem ser usados com moderação.

Quando precisar utilizar, opte pelo azeite de oliva. Devemos, sempre que possível, utilizar alimentos in natura ou minimamente processados (como arroz, feijão, mandioca, carnes magras…), evitar alimentos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, bacon, linguiça, caldos e temperos industrializados…) e dar preferência para as verduras e os legumes da estação, produzidos por produtores locais.

Outro ponto é a quantidade a ser preparada. Para evitar o desperdício é preciso calcular antes do preparo qual a quantia necessária por pessoa ou, se estiver cozinhando as refeições da semana, separar as porções para congelar após o preparo. Assim, na hora do consumo é possível descongelar apenas a quantidade necessária. Outra dica para evitar o desperdício é realizar a técnica de branqueamento nos legumes e nas hortaliças.

Para isso, após a higienização, mergulhe-os em água fervente por dois a três minutos e logo em seguida coloque-os em um recipiente com gelo. Depois congele.

Organizar com antecedência as refeições é a melhor forma para manter uma rotina saudável. Se não for possível cozinhar todos os dias você pode se planejar e cozinhar uma quantidade maior para congelar para a semana ou para o mês. Planejar a melhor maneira de fazer as compras. Ter uma lista de compras para a semana ou para o mês.

Fazer as compras da semana para ter os vegetais e frutas em casa, pois são alimentos perecíveis e devem ser comprados semanalmente. O ideal é sempre planejar o dia. Pensar com antecedência o que pretende consumir no desejum até o jantar.

E, claro, é preciso aprender a cozinhar. Não precisa tornar-se um chef, mas aprender a fazer o básico. Cozinhar é como ler e escrever, ninguém nasce sabendo, é um aprendizado. Além disso, também precisamos aprender a dividir as tarefas em casa, assim ninguém fica sobrecarregado. A alimentação deve ser responsabilidade de toda a família.

Leirisani Riboli Damo
Nutricionista da Unimed Chapecó