Cooperativismo Catarinense

ARTIGO

Construindo um mundo melhor

Mais de 1 bilhão de pessoas, distribuídas por mais de 100 países, são associadas a uma cooperativa e celebram, sempre no primeiro sábado de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo (#CoopsDay), que comemora este ano o centenário da data e tem como tema “Cooperativas Constroem um mundo melhor”. O cooperativismo é um modelo de negócios centrado no ser humano, sem objetivo de lucro, e por isso possibilita ganhos maiores aos cooperados, melhor distribuição de renda e desenvolvimento das comunidades.  

O Brasil tem 4,8 mil cooperativas, que possuem 17,1 milhões de associados e geram 455 mil empregos diretos, com ativos de R$ 655 bilhões por ano.
O sistema cooperativista é dividido em sete ramos e um dos que mais se expande no Brasil, é o de crédito. Em 2021, o setor cresceu 35%, mais do que o dobro registrado pelo sistema financeiro tradicional. No caso de pessoas jurídicas, o avanço foi ainda maior: 51%.

Cada vez mais pessoas e empresas descobrem as vantagens de fazer parte de um sistema que proporciona ganhos maiores com custos menores e que preza por valores como a democracia, a igualdade, a equidade e a solidariedade. O portfólio de produtos e serviços é o mesmo de um banco, mas com vantagens, porque em uma cooperativa financeira, o cliente é também dono do negócio e tem participação nos resultados. 

Por isso, nós do Sicoob – Sistema das Cooperativas do Brasil – estamos presentes em todos os estados e no Distrito Federal, com mais de 6 milhões de associados. Somos, em Santa Catarina e no Brasil, a segunda maior rede de agências, e no território catarinense, também o segundo maior financiador da produção agrícola. 

Além da enorme capilaridade de suas agências, o Sicoob possui canais digitais que permitem movimentar a conta e fazer negócios de qualquer lugar do planeta. Atualmente, mais de 92% de todas as transações no Sicoob são realizadas por canais digitais.

As cooperativas financeiras desempenham um papel relevante na distribuição de crédito para as micro, pequenas e médias empresas, contribuindo para a geração de emprego e desenvolvimento, e a expansão da indústria e do comércio. Além disso, estão presentes em grandes, médios e pequenos municípios, fortalecendo a inclusão e a educação financeira, proporcionando mais cidadania a milhões de brasileiros.

Rui Schneider da Silva
Presidente do Sicoob Central SC/RS

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.