Cooperativismo Catarinense

ASSEMBLEIA

Fundo Social do SICOOB CREDIAUC terá mais recursos em 2023

Em assembleia, cooperativa altera regras para atingir um número ainda maior de entidades e aumentar o aporte de recursos
Em recente declaração dada na realização das assembleias promovidas pelo Sicoob Crediauc no mês de março (AGOE), o secretário da cooperativa Igor Dal Bello anunciou mudanças nas regras e no volume de recursos a serem aportados no Fundo Social da instituição. Ao prestar contas sobre os valores repassados em 2021, ele afirmou que, a cooperativa atendeu 46 projetos sociais nos segmentos Educação, Saúde,

Esportes, Segurança, Cultura e Meio-Ambiente, um investimento que chegou à casa dos R$ 117 mil.

Segundo o gestor, que também coordena o programa, “o critério estabelecido para a distribuição dos recursos do Fundo Social em 2022, permanece o mesmo. A excepcionalidade é que, além dos recursos previamente definidos (0,5% das sobras brutas) serão acrescidos os valores residuais de 2021 que não foram utilizados no período, perfazendo um total de 439 mil reais”.
Dal Bello adianta que para o ciclo que terá início em janeiro de 2023 já está certo de que a cooperativa irá abranger mais entidades e disponibilizar mais dinheiro para as instituições participantes.

“Nossa proposta de aumentar o percentual a ser destinado aos projetos sociais foi aprovada em assembleia, sendo assim, ao invés de 0,5% como é atualmente, a cooperativa irá dispor de 1% das suas sobras brutas para esta finalidade”

, comentou.

O secretário destacou que, dentre as adequações a serem implementadas ainda em 2022, destacam-se os novos eixos temáticos.

“Vamos inserir mais três segmentos aumentando o leque de possibilidades no momento das solicitações já para este ano. Além dos seis tópicos já existentes, também poderão ser inscritos projetos nas áreas de Assistência Social, Inovação Social e Ações Emergenciais”

, concluiu.

O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, acredita que com a remodelação do Fundo Social, a cooperativa vai dar um salto ainda maior no cumprimento do seu propósito de promover justiça financeira e de fazer valer, na prática, o 7º princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade.

“Certamente, teremos mais entidades interessadas e mais recursos alocados para atender as inúmeras necessidades que se apresentam no cotidiano das pessoas. Vamos ter muito mais demanda, é verdade, porém, esse será um trabalho adicional gratificante que irá compensar o nosso esforço”

, completou o gestor.

Os interessados em receber os recursos do Fundo Social do Sicoob Crediauc em 2022 e saber mais detalhes do programa, podem acessar o regulamento clicando no link:

https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcrediauc/fundo-social.
As entidades terão acesso as regras, a lista da documentação necessária para proceder o pedido, os valores mínimo e máximo disponíveis por entidade, prazos de inscrição e definição dos projetos aprovados e a data para a liberação dos recursos. Os proponentes deverão encaminhar as solicitações junto as agências do Sicoob Crediauc onde possuem suas contas ativas.

Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação