Cooperativismo Catarinense

AVES

Núcleo de ovos férteis COPERCAMPOS em operação

O primeiro dos três módulos do Núcleo de Produção de Ovos Férteis da Copercampos, construído em Campos Novos/SC, já está em operação. Na estrutura de quatro barracões com mais de 11,5 mil metros quadrados, estão alojadas 60 mil aves que devem produzir mais de 1,2 milhão de ovos mensalmente. A produção é destinada aos incubatórios do sistema Aurora Coop para produção de pintinhos. 

As aves chegaram à unidade em final de julho e desde então, a equipe formada por 12 profissionais trabalha no manejo diário dos animais, coleta, higienização e armazenagem dos ovos férteis.  
O Núcleo Copercampos de Ovos Férteis contará em 2023 com mais dois módulos, totalizando 12 barracões e capacidade de alojar 180 mil aves. Deste total, 120 mil aves são destinadas à produção de ovos férteis para pintainhos, além de núcleo de recria com 60 mil aves. Os investimentos da Copercampos são superiores a R$ 40 milhões. 

De acordo com o Técnico Agrícola Leocir João Barbieri, responsável pela unidade, o núcleo de produção é todo automatizado, facilitando o manejo e operações com ovos.

“Desde 1986 trabalho na avicultura e é impressionante a tecnologia que temos aqui nesta unidade. Todo o sistema é automatizado, que facilita muito o trabalho da equipe e temos também o bem-estar animal. Nos próximos dias, as aves começam a produzir os ovos férteis, então, estamos muito ansiosos e otimistas com o início da produção”

, ressalta Leocir.  

O Gerente Agroindustrial da Copercampos, Lúcio Marsal Rosa de Almeida, reforça que com o início das operações, a Copercampos cumpre com o objetivo de diversificar atividades para gerar a sustentabilidade dos negócios.

“A primeira das três etapas para produzir ovos férteis está em operação com o alojamento de mais de 60 mil aves no primeiro módulo. Nos próximos dias começa efetivamente a produção de ovos férteis que serão destinados aos incubatórios da Aurora para produção de pintainhos. O projeto do Núcleo foi pensado para aumentar a diversificação de atividades dentro do setor agroindustrial da Copercampos e estamos trabalhando para aumentar ainda mais a sustentabilidade dos negócios da Copercampos e temos absoluta certeza que este núcleo de produção trará grandes resultados a todo o sistema da cooperativa e também da Aurora”

, ressalta Lúcio. 

No início de atividades do primeiro módulo, 12 profissionais atuam dentro dos barracões.

“Nossa equipe está muito motivada para trabalhar e para ver todas essas máquinas trabalhando para produzirmos ovos de alta qualidade”

, comenta o Téc. Agrícola Leocir Barbieri. 

Em janeiro de 2023 a Copercampos deve finalizar a segunda etapa do projeto, com alojamento de mais 60 mil aves para produção e em fevereiro do próximo ano, a estrutura de recria entrará em operação. Serão gerados mais de 30 empregos no Núcleo de Produção da Copercampos. 

Fonte: Comunicação da Copercampos