Cooperativismo Catarinense

CDC

Alunos participam de roteiro tecnológico no CDC da COOPERJA

Alunos da EEB João dos Santos Areão de Santa Rosa do Sul/SC, visitaram o Campo Demonstrativo Cooperja (CDC) em Jacinto Machado na tarde de segunda-feira (18). Eles foram recepcionados pela coordenadora social da cooperativa Elisabete Biz dos Santos, pelo gerente do campo Jian Izidro de Borba e pelos profissionais de fruticultura Délcio Macarini e Daniela Moro.

Mais de 100 alunos das turmas do 1° ano do ensino médio e 5° ano fundamental estiveram conhecendo a estrutura do campo, bem como participando de roteiros organizado pelos profissionais.

Segundo a coordenadora social, a visita serviu para os alunos aprimorarem ainda mais as aulas da disciplina projetos de vida desenvolvido pelos professores.

“Foi muito gratificante poder mostrar o espaço que temos aqui no horto, com a diversificação em plantas medicinais, bem como contar com a ajuda de colegas engenheiros agrônomos na parte de frutas e hortaliças, promovendo a cooperação e o trabalho coletivo entre os alunos”

, agradece Elisabete.

O evento teve a parceria da Credija e IFC que doaram as mudas frutíferas nativas, e as sementes de hortaliças em parceria com a empresa 5D Hort flor.

Em três roteiros tecnológicos os alunos conheceram sobre o horto de plantas bioativas, com amostras de chás e explicações sobre os benefícios dos mesmos, também sobre a fruticultura na cooperativa, e manejo e plantio de hortaliças.

Para a professora da EBB João dos Santos Areão, Cíntia de Borba Benedete o projeto já vem acontecendo alguns anos, com o objetivo de construir uma Horta Orgânica Escolar, proporcionando o aprendizado através do contato com a terra e o prazer de produzir hortaliças, incentivando o consumo de alimentos saudáveis e livres de resíduos tóxicos, promovendo a sustentabilidade.

Fonte: Comunicação Cooperja