Cooperativismo Catarinense

COLABORADORES

Em busca de soluções para problemas reais de negócio, AILOS envolve colaboradores em programa que fomenta inovação

No total, o Acelera 5.0 recebeu mais de 200 inscrições para 60 vagas

Não basta apenas falar sobre desenvolvimento profissional, é preciso criar oportunidades para que as pessoas aprendam e mostrem o que sabem fazer. Foi com isso em mente que o Ailos lançou, neste mês, o Acelera 5.0, programa que busca fazer do colaborador um agente transformador na criação de possíveis soluções para problemas reais de negócio, passando por toda uma jornada de inovação, cooperação e criatividade.

O programa acontece entre setembro e novembro, de maneira 100% digital e remota. Os times interdisciplinares são formados igualmente por homens e mulheres, com idades e cargos diferentes, e que atuam em cooperativas Ailos localizadas em várias cidades da região Sul.

“O Acelera acompanha o nosso Planejamento Estratégico, que tem como direcionador estratégico o fomento à cultura de inovação e novas formas de geração de valor. O programa tem o objetivo de encontrar soluções que aprimorem serviços e entreguem valor ao cooperado, tornando a experiência dele conosco ainda melhor”

, afirma Paula Thais Cardozo, coordenadora do Laboratório de Inovação do Ailos.

Apoio nas quatro etapas da jornada
No total, foram mais de 200 inscrições para 60 vagas. Foram formados 12 times, compostos por cinco integrantes cada e divididos por problema de negócio.

“Eles têm um perfil interdisciplinar para que possam ter diversidade de visões, para abraçar diferentes realidades em prol de problemas que impactam o Ailos”

, comenta Paula.

Antes do pontapé inicial, os participantes receberam uma caixa totalmente personalizada, com itens básicos para estimular a criatividade – entre eles, post-its, um caderno de anotações, chocolate e café. Além disso, diversos métodos que podem ser utilizados nas diferentes fases da jornada foram disponibilizados no Toolkit de Inovação, um ambiente on-line exclusivo que poderá ser acessado ao longo de todo o processo.

Os grupos também terão apoio de um time de mentores, composto por especialistas do Laboratório de Inovação e representantes das áreas de negócios dos problemas abordados.

“O Acelera é muito rico, tanto para o nosso desenvolvimento como colaboradores, quanto para termos entendimento do que o nosso cooperado precisa. Fazer parte de um programa através do qual podemos fazer a diferença e melhorar a vida do cooperado é uma responsabilidade muito grande, e ficamos muito felizes em participar dessa construção”

, comenta Tamiris Souza Simm Correia, participante do Acelera, que atua como agente de relacionamento da Viacredi em Jaraguá do Sul.
 

Ideias poderão ser implementadas no dia a dia

Ao todo, serão quatro etapas: imersão, com um mergulho no problema e nas metodologias de resolução disponíveis; problema, com a compreensão e validação do problema do desafio; ideação, o momento para gerar insights e criar hipóteses de solução; e prototipação, quando os grupos irão testar seus modelos de negócio de forma simples e rápida. Depois disso, eles irão apresentar suas soluções em um Pitch Day. Elas poderão ser implementadas posteriormente, na jornada de transformação digital e no dia a dia do Sistema Ailos.

“No Pitch Day participarão os embaixadores dos problemas de negócio, gestores e outras pessoas chaves que estarão interessadas em levar as soluções para dentro do Ailos. Por isso, é importante que a imersão na jornada seja feita com grande dedicação, para mostrar aos membros da banca avaliadora que aquilo que está sendo planejado fará diferença na realidade das cooperativas e dos cooperados”

, finaliza Paula.

Sobre o Ailos
Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 1,1 milhão de cooperados, uma cooperativa central, 13 cooperativas singulares, mais de 240 postos de atendimento e mais de R$ 13 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui cerca de 4 mil colaboradores, contribuindo com o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

Fonte: Oficina das Palavras