Cooperativismo Catarinense

COMEMORAÇÃO

SICOOB ganha reconhecimentos importantes em 2021

Entre novembro e dezembro, o Sicoob, por meio do Sicoob DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários), ganhou dois motivos para comemorar sua atuação em 2021: o primeiro foi o Rating de Qualidade de Gestão de Investimento Proficiente, aplicável especificamente às atividades de gestão de recursos pela Fitch; e o segundo foi a premiação Guia de Fundos FGV.

No caso da Fitch, o rating reflete que o Sicoob DTVM apresenta capacidade de investimento e características operacionais boas em relação aos seus planos de investimentos, que se baseiam amplamente em estratégias conservadoras de renda fixa.

Em relação às últimas avaliações, houve melhora no quesito “Companhia & Atendimento a Clientes”, em vista, entre outros, do relevante aumento dos recursos sob gestão, especialmente de sistemas regionais que hoje formam o Sicoob, que alcançaram em junho de 2021 R$ 47,9 bilhões.

Já em cerimônia realizada em dezembro, com a participação das principais lideranças do setor, o Sicoob DTVM recebeu o prêmio de melhor do ano entre as Assets de Nicho na categoria Money Market, que engloba os Fundos DI e Curto Prazo. Nessa categoria a DTVM possui dois fundos de muita relevância (Sicoob DI e Sicoob Liquidez Master).

Os gestores premiados são classificados como Grandes, Especialistas e de Nicho, e em cada grupo participam do reconhecimento quatro categorias (Ações, Multimercados, Money Market e Renda Fixa).

A premiação, tradicional na indústria de Fundos de Investimento, é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) há mais de vinte anos. Ela escolhe os vencedores por meio de uma comissão formada por professores e pesquisadores com experiência acadêmica e aplicada a investimentos.

O reconhecimento neste importante mercado aumenta a visibilidade do Sicoob e do cooperativismo financeiro, que vem apresentando forte crescimento em negócios e abrangência geográfica nos últimos anos, fatores ressaltados pelos representantes da instituição na cerimônia.

Educação financeira: veja quais são as
contas que batem à porta em janeiro

Chegamos a 2022 e, junto com o primeiro mês do ano, gastos como matrícula e material escolar, IPTU, IPVA – que veio mais salgado do que em 2021 –, entre outras despesas batem à porta. Para auxiliar nessa e em demais situações, o planejamento financeiro é fundamental. Pensando nisso, o Sicoob separou algumas orientações.

O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) deve ser um dos principais gastos desse começo de ano. Isso porque a crise do coronavírus causou um fenômeno raro: os carros usados tiveram aumento em seu valor de tabela, o que puxou para cima o imposto – que é calculado justamente com base neste valor. Alguns motoristas podem até se assustar com o aumento de quase 30% no IPVA.

Mas, além dele, o boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) também costuma chegar em janeiro. Essas duas despesas, se aparecem junto com o novo ano, podem gerar o questionamento se devem ser pagas à vista ou de forma parcelada. Para Louize Pereira Oliveira, analista de Educação Financeira do Sicoob, depende de como está a sua vida financeira.

“Se a pessoa seguiu as dicas do Sicoob ou já se planejou no último mês guardando uma quantia do 13º salário, ou se organizou para essas despesas ao longo de 2021, é recomendado pagar à vista, pois alguns descontos são fornecidos, podendo chegar a até 10%, dependendo da localidade em que a pessoa está. Mas, se for para tirar dinheiro do orçamento mensal e ficar endividado com gastos corriqueiros, como compras no supermercado e abastecimento de veículos, o parcelamento é a melhor opção”

, diz a analista.

Louize lembra que, além dos impostos, outros compromissos também chegam em janeiro. Para quem tem filhos, a volta às aulas, materiais escolares e, em alguns casos, matrículas/mensalidades, devem entrar no orçamento.

“Orientamos solicitar na instituição de ensino a lista de materiais e, se já tiver alguns itens em casa, reutilizá-los e comprar apenas o necessário. Em caso de livros, a pesquisa é fundamental. Mas o mais importante de todo esse processo é aquela velha dica de listar tudo o que entra de receita em sua casa e tudo o que é gasto”

, diz.

“Assim, a pessoa consegue visualizar quais possibilidades se encaixam em sua vida financeira”

, acrescenta.

Para auxiliar a população durante todo o ano de 2022, o Sicoob disponibiliza, para cooperados e não cooperados, o Se Liga Finanças ON, um curso on-line e gratuito com o objetivo de ajudar os brasileiros a ter uma vida financeira mais saudável.

Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa.