Cooperativismo Catarinense

COOPERAR

REDE COOPER é ponto de coleta do ACIB Recicla

Parceria visa ampliar o descarte correto de equipamentos eletrônicos

Cooperar significa trabalhar junto com o outro para produzir um efeito. E é isso que a Rede Cooper vem fazendo com a Associação Empresarial de Blumenau (ACIB). Desde abril, a cooperativa está cedendo espaço em suas filiais para o programa ACIB Recicla, que é promovido junto à Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos, responsável por assegurar a destinação adequada de materiais eletrônicos que não são mais utilizados.

A parceria começou pela filial Itoupava Norte. Este mês, segue na loja do Bairro Garcia e, em junho, o ponto de entrega voluntária será na Vila Nova.

“Um dos nossos valores é o equilíbrio ambiental. Entendemos que esse cuidado faz parte de todo o ecossistema para o desenvolvimento sustentável da comunidade”

, afirma a coordenadora da Organização do Quadro Social (OQS) da Rede Cooper, Thais C. G. Weege.

Atualmente, são três pontos fixos espalhados por Blumenau para a execução do programa: a própria sede da ACIB, o Centro de Inovação de Blumenau e a Associação Renal Vida. Como ponto itinerante, além da Rede Cooper, a entidade conta também com a Gráfica All 4 Labels e a Senior. Empresas que quiserem ser um ponto de coleta, podem entrar em contato pelo e-mail administrativo@acib.net ou telefone (47) 3326-1230.

Desde que a iniciativa começou, já foram arrecadadas cinco toneladas de resíduos eletrônicos. O programa aceita o descarte de eletrodomésticos como ventiladores, micro-ondas ou ferros elétricos, assim como os famosos eletroeletrônicos: computadores, notebooks, celulares e acessórios, monitores, centrais telefônicas, walkie-talkies, aparelhos telefônicos, rádios, aparelhos de som, CD, DVD ou Blu-ray, equipamentos diversos com placas de circuito impresso, cabos e fios em geral.

Fonte: Oficina das Palavras