Cooperativismo Catarinense

COOPERE

SICOOB CREDISULCA

Solidariedade e carinho com cães e gatos: isso é Coopere com o Pet Projeto do Sicoob Credisulca arrecada alimentos e produtos para cães e gatos mobilizando cooperados e colaboradores

Os Cooperados e colaboradores do Sicoob Credisulca tiveram a oportunidade de exercer a cidadania, aplicando na prática princípios éticos do cooperativismo, como a responsabilidade socioambiental e o interesse pela comunidade durante a 1ª edição do projeto Coopere com o Pet. A iniciativa, que aconteceu pela primeira vez entre os meses de junho e julho deste ano, foi um grande sucesso, e conseguiu arrecadar mais de 3 toneladas e meia de ração para cães e gatos, além de sabonetes anti-pulgas, shampoos, álcool, roupinhas e cobertores, que serão distribuídos para 20 Instituições e mais de 30 voluntários que, juntos, cuidam de mais de 4 mil animais abandonados em nossa região.

Segundo a Analista de Projetos Ambientais, Educacionais e Sustentáveis, Diana Manenti, o projeto nasceu da preocupação com dados assustadores divulgados pela OMS – Organização Mundial da Saúde, que indica que no Brasil, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados – 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Os números sensibilizaram a equipe gestora do Sicoob Credisulca, que decidiu pela campanha, e que se surpreendeu pela grande adesão:

“Instalamos pontos de coleta em todas as agências e também na sede administrativa em Turvo, e a ideia foi rapidamente abraçada por nossos cooperados e colaboradores, que se armaram de amor e solidariedade aos animais e ofereceram muitos carinhos em forma de ração, shampoos e sabonetes anti-pulga e cobertores para animais atendidos por Ongs e voluntários dessa causa. Foi uma linda experiência de altruísmo e consciência de que nós, seres humanos, temos o papel de proteger e amparar esses animaizinhos”, comemora a Consultora de Desenvolvimento Organizacional Eveline Marcon Francisco Dagostin.

Celebrando muito o sucesso dessa primeira edição da campanha, o Presidente, Romanim Dagostin, diz que a vocação dos cooperados é sempre pelo altruísmo, a consciência da vivência em sociedade e a responsabilidade socioambiental. Ele ressalta que esses são princípios éticos fundamentais que alicerçaram a campanha, e o motivo do sucesso da iniciativa:

“Nossos cooperados já têm na essência a ideia de que a vida em sociedade depende da cooperação e da união. Este projeto representa a possibilidade de colocar esses princípios em prática, ao mesmo tempo que viabiliza auxílio e oferece projeção a Ongs e pessoas que têm como meta de vida o cuidado e o amparo aos animais de rua, uma missão tão importante e fundamental”

, analisa o presidente, ressaltando que o sucesso da campanha estimula a organização a realizar muitas outras edições do Coopere com o Pet no futuro:

“Sabemos que a solidariedade é o combustível para mudar o mundo, e essa campanha carrega um enorme significado diante de uma causa nobre, com recursos escassos. Mais uma vez, estamos orgulhosos dos nossos cooperados e colaboradores, que através de um gesto de amor mostraram na prática que a solidariedade move o nosso mundo”

, finaliza.


Fonte: Comunicação do Sicoob Credisulca