Cooperativismo Catarinense

CORRIDA

UNIMED CHAPECÓ

Benefícios da corrida: melhoria da saúde física e mental

Melhora do sono, estimula a formação de neurônios, favorece a memória, fortalece os músculos e os ossos, aumenta a disposição para a rotina diária, controla a pressão arterial, expande a massa magra, aperfeiçoa a respiração e amplia a expectativa de vida. Esses são alguns dos benefícios da corrida para o organismo, mas a atividade também previne a depressão, controla a ansiedade, reduz o estresse e melhora a autoestima. Como incentivo à prática regular de exercício físico a Unimed Chapecó patrocinou a Meia Maratona Chapecó, realizada no último fim de semana, com percursos de corrida de 21 km, 10 km, 5 km e caminhada de 2 km.

A cooperativa médica disponibilizou duas equipes com ambulâncias para o atendimento aos participantes da prova.

“Atuaram seis profissionais – entre médicos, enfermeiros e motoristas – no cuidado e na segurança dos corredores, sendo que uma ambulância os acompanhou durante o percurso. Incentivamos o esporte, afinal, esporte é saúde, que é nosso maior propósito. Acolher os atletas neste evento é o nosso jeito de cuidar”

, comentou a Coordenadora de Marketing e Mercado da Unimed Chapecó, Marlise Iloira Gürtler.

Isabela Motta, de 30 anos, corre por hobby há aproximadamente sete anos e participou da Meia Maratona no percurso de 10 km.

“Correr é vida, representa energia e é muito gratificante concluir uma prova. Que bom poder retornar às competições porque com a pandemia reduzimos o ritmo. Me inscrevi em dezembro de 2019, mas com a crise sanitária a prova foi adiada. Para treinar é sempre bom ter um objetivo”

, explicou ao observar que o evento desportivo respeitou vários protocolos de segurança e prevenção à covid-19.


O uso de máscara foi obrigatório na arena, na largada e na chegada do competidor, aferida a temperatura corporal, disponibilizado álcool em gel e mantido o distanciamento social. As largadas ocorreram em ondas a partir da Praça Coronel Bertaso, a hidratação foi no sistema de autoatendimento e a premiação também foi adaptada com todas as medalhas higienizadas e a orientação de evitar aglomeração.

Segundo a coordenadora de eventos do Corre Brasil, Mariana Neves, a Meia Maratona Chapecó foi o primeiro evento esportivo oficial realizado no oeste catarinense.

“Antes da pandemia realizávamos em média 30 competições no Estado, processo que está sendo retomado aos poucos e com várias medidas para garantir a segurança dos competidores”

, comentou.

Mariana expôs que alguns participantes relataram que com a pandemia reduziram os treinos e outros precisaram retornar ao tratamento medicamentoso para a ansiedade.

“Com a volta das provas, eles se animam a treinar. A corrida de rua vai além da qualidade de vida, representa sonhos. Ela é um combustível para manter o foco”

, argumentou. Participaram presencialmente da prova aproximadamente 200 corredores.

“Contar com apoio da Unimed Chapecó é uma satisfação e promove ainda mais confiança e segurança para todos os atletas. Com essa parceria reforçamos nossa intenção em proporcionar mais saúde e qualidade de vida por meio da corrida”

, enalteceu Mariana.

A Meia Maratona Chapecó, em homenagem aos 104 anos do município, foi uma realização da Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina, com apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Chapecó.

Fonte: MB Comunicação