Cooperativismo Catarinense

CURSO

Curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais é apoiado pelo Centro de Memória ALFA/MAXICRÉDITO – CEMAC

Vinte instituições museológicas do oeste catarinense participam da qualificação, realizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura∕Patrimônio Cultural – Edição 2019. As oficinas serão realizadas em duas etapas, totalizando 24 horas de curso: 20 e 21 de maio (1ª etapa) e 31 de maio e 01 de junho (2ª etapa). 

A proposta aprovada no edital foi em formato presencial. No entanto, devido à pandemia do Covid 19, ele foi adaptado para o formato online. As aulas serão ministradas pelo museólogo e pela diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Idemar Guizzo   e Valdirene Böger Dorigon . As aulas serão teóricas e práticas, com foco em conservação preventiva de acervos fotográficos, acervos têxteis, acervos em madeira e acervos em metal. 

O curso é coordenado pelas historiadoras do CEMAC, Elisandra Forneck e Aline Maisa, em parceria com o Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito – CEMAC e o Centro de Documentação do Ceom Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina-CEOM/Unochapecó. As transmissões serão realizadas direto do Laboratório de Conservação e Restauração do  Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. Cada participante receberá um kit de materiais para o curso e um livro sobre conservação e restauração. 

Segundo Elisandra Forneck, proponente do projeto, 

“No oeste de Santa Catarina, região museológica com maior número de museus cadastrados no Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, SEM/SC, os acervos das bibliotecas, fundações culturais, arquivos e museus são diversificados e riquíssimos. Além de toda essa diversidade, existe uma grande quantidade de museus de colonização, que guardam muitos objetos ligados à história da colonização e da agropecuária”. 

Acervo estes que tem, além dos documentos bibliográficos, muitos objetos em madeira, metal e acervos têxteis. A salvaguarda correta dos mesmos é fundamental para a perpetuação destes objetos, que servirão como fonte para inúmeras pesquisas científicas nas mais diversas áreas do conhecimento, pois retratam a história e a cultura da região. 

No entanto, muitas vezes, estes acervos apresentam problemas de conservação causados por desconhecimento das formas adequadas de manuseio, acondicionamento e higienização. Além disso, em algumas ocasiões, sofrem danos com tentativas de higienização ou restauração realizadas por pessoas não capacitadas, prejudicando-o ainda mais. 

A historiadora Aline Maisa Lubenow ressalta que 

“A capacitação permitirá que os colaboradores destas instituições conheçam os conceitos de preservação e conservação, que são ações distintas, mas se completam. Também auxiliará na identificação de quais técnicas poderão utilizar e quais acervos precisarão de tratamento especializado de preservação e conservação, o que aumenta a vida útil dos documentos”. 

O museólogo Idemar Ghizzo destaca que  a capacitação dos colaboradores aumenta a durabilidade do acervo pois, percebendo a necessidade de fazer algum reparo, quando o dano ainda for pequeno, minimiza-se a possibilidade de uma perda irreparável. 

“O curso   vai preparar os profissionais para lidar com as adversidades cotidianas dos espaços e saber realizar pequenas intervenções. No caso da região oeste, observamos uma enorme carência na oferta de cursos desse tema, especialmente devido ao custo. É para atender essa necessidade que elaboramos esta proposta”.

Para o Documentalista do Centro de Documentação do CEOM/Unochapecó, Ademir Miguel Salini, é sempre importante as parcerias destas iniciativas entre as Instituições que salvaguardam e promovem o Patrimônio Histórico. 

“Capacitar e instrumentalizar os agentes culturais é de suma importância para o sucesso dos espaços de trabalho destes agentes e consequentemente para a preservação da memória regional”

, conclui.

Fonte: Comunicação da CEMAC 

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!