Cooperativismo Catarinense

Delbora Machado

2020: ano de recordes e ações sociais
Artigo da Delbora Machado, diretora-executiva da Únilos

Que ano, quanto desafio e aprendizagem. Mais uma vez a força da união, marca registrada das cooperativas, foi fundamental para atravessar meses tão turbulentos. E mesmo diante de um cenário econômico difícil, há muito o que se comemorar junto à família Únilos Cooperativa de Crédito. Neste mês de dezembro completamos 23 anos de conquistas e realizações. Entramos no nosso mês de aniversário com 15 mil cooperados e somando R$ 170 milhões em ativos, números robustos que muito nos orgulham, recordes batidos em plena pandemia de covid-19.

Crescemos 22% em número de cooperados em 2020, com dados consolidados até novembro, com aumento de 24% de ativos e de 78% na carteira de crédito. Percentuais que refletem o esforço que a Únilos faz para estar ao lado dos cooperados em todos os momentos. E termos chegado a esse marco em um ano tão desafiador nos mostra que estamos no caminho certo.

Também conseguimos entregar projetos de melhorias importantes, como a abertura do posto de relacionamento Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis. E transferimos o posto de atendimento de Canasvieiras, que agora ocupa um espaço mais adequado e moderno, garantindo atendimento ainda mais qualificado. Agora contamos com oito unidades de atendimento.

Porém, mais do que criar soluções financeiras, o cooperativismo é uma opção de família. É plantar hoje, para colher amanhã. É pensar no coletivo. Por isso, nosso 2020 também foi marcado por ações sociais que carregam os valores de solidariedade, responsabilidade, transparência e igualdade. Um exemplo é a Campanha Gesto que Transforma, quando convidamos os cooperados a aderirem à fatura digital, em vez do antigo boleto impresso.

Como incentivo, a Únilos destinou parte da economia gerada pela não emissão dessas faturas para oito instituições da Grande Florianópolis. O resultado foi a distribuição de R$ 8,5 mil entre as entidades, beneficiando cerca de 400 pessoas.

Outra ação, única na região, propôs o reflorestamento e a arborização urbana em parceria com as Fundações do Meio Ambiente de Florianópolis, São José e Palhoça. Ao cadastrar ao menos uma chave Pix na Únilos, o cooperado colaborou com o plantio de uma árvore nativa. Foi superada a meta de 4 mil mudas de árvores nativas. Ações e resultados que destacam a força do cooperativismo e nos enchem de orgulho.

Delbora Machado
Diretora-executiva da Únilos

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.