Cooperativismo Catarinense

DIA c – AILOS

Dia de Cooperar apresenta o poder do cooperativismo

Cooperativas Ailos realizam ações de cooperação e reúnem depoimentos que inspiram a cooperar para transformar o mundo em um lugar melhor

Para que mais pessoas conheçam o cooperativismo, surgiu o Dia C, Dia de Cooperar, celebrando o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado todos os anos no primeiro sábado de julho. O Dia C é uma iniciativa das cooperativas brasileiras para promover e estimular ações voluntárias e reforçar o potencial transformador do cooperativismo. Normalmente são realizadas ações ao longo do ano, voltadas à comunidade no âmbito cultural, educacional, ligados à saúde, responsabilidade socioambiental, esporte, lazer etc. A novidade deste ano é que as ações de celebração serão feitas de maneira on-line.

Pensando neste novo formato, cooperativas Ailos lançaram um convite a cooperados e colaboradores para enviarem um vídeo compartilhando boas notícias e mostrando como cooperam para um mundo melhor.

Estes vídeos foram postados em uma playlist no Youtube, no dia 4 de julho, quando a data é celebrada.

“Passamos por dias totalmente diferentes, e entendemos que ações cooperativistas podem ajudar diretamente a fazer um mundo melhor e a inspirar pessoas a fazerem o mesmo. Toda vez que cooperamos, estamos cuidando uns dos outros e é isso que realmente precisamos neste momento, de empatia, solidariedade e cooperação”, comenta Sulana Mara da Silva Wan-zuit, coordenadora de Educação Cooperativista e Relacionamento com o Cooperado da Central Ailos.

 Ações de Cooperativismo o ano todo

A celebração do Dia C acontece em julho, mas as ações cooperativistas são realizadas ao longo de todo ano. As cooperativas Ailos entendem a importância e o impacto positivo de suas ações nas comunidades em que estão inseridas. As ações do Dia de Cooperar iniciaram já na Páscoa, em que algumas cooperativas, inclusive a Central Ailos, garantiram a festa de crianças e idosos abrigados em instituições de apoio.

Com o cenário de pandemia e a chegada do inverno, as cooperativas se mobilizaram na distribuição de máscaras e álcool em gel para cooperados e comunidade, além da realização de campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos, calçados e cobertores para doação a entidades de apoio e famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, o projeto Vamos Superar também recebeu apoio de cooperativas Ailos. Trata-se de um site que conecta quem precisa de ajuda com quem quer e pode ajudar, formando uma rede de solidariedade.

Hospitais das cidades de Itajaí e São Bento do Sul receberam doação de verba, que foi revertida na compra de luvas cirúrgicas, beneficiando mais de 2 mil profissionais da saúde. Unidades móveis das cooperativas Ailos foram disponibilizadas à Secretaria da Saúde das regiões do Vale do Itajaí e Florianópolis em apoio à realização itinerante da campanha de vacinação contra a gripe.

Incentivo ao comércio local também é prioridade das cooperativas. A contratação de empreendedores locais para a compra de EPIs e confecção de máscaras a serem doadas à comunidade é uma das diversas ações realizadas para auxiliar na proteção da saúde e retomada da economia nas cidades do Alto Vale.

Outra ação do Dia de Cooperar, que inclusive recebeu moção de aplauso por parte da Assembleia Legislativa de SC, é o Ailos Conta, que disponibiliza mais de 20 vídeos de contação de histórias infantis, acessíveis também em libras. Os vídeos podem ser acessados no youtube ou na plataforma Progrid EAD e o objetivo é, além de entreter as crianças, privilegiar artistas da região e oferecer material de qualidade para uso livre das escolas em suas aulas virtuais neste período de quarentena.

Um projeto que acabou de sair do forno é o Coopera na Panela, que disponibiliza uma série de vídeos no youtube e na plataforma Progrid EAD com dicas de educação financeira doméstica e empreendedora de uma forma diferente e prática: através de aulas de culinária.

Cooperados e comunidade podem conhecer todas as ações do Dia de Cooperar do Sistema Ailos nos canais de comunicação oficiais de cada cooperativa.

Fonte: Oficina das Palavras:

 

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!