Cooperativismo Catarinense

DIA DA ÁRVORE

COOPER reforça compromisso ambiental no Dia da Árvore (21/9)

Na terça-feira, dia 21/9, em alusão ao Dia da Árvore, a Cooper reeditou duas ações que reforçam o seu compromisso ambiental enquanto cooperativa. Uma delas, foi a distribuição de 13 mil mudas de flores e de árvores frutíferas. A outra é conhecida como o Dia Sem Sacola Plástica, quando cooperados e clientes são convidados a levar as compras para casa em embalagens alternativas, como sacolas retornáveis ou caixas de papelão, que a própria cooperativa disponibiliza.

O Dia Sem Sacola Plástica foi realizado em todas as 16 filiais, localizadas nas cidades de Blumenau, Ibirama, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville, Rodeio e Timbó. Já as mudas também foram distribuídas na Farmácia do Centro de Blumenau. Todas as ações tinham o objetivo de incentivar a comunidade a adotar hábitos mais sustentáveis no dia a dia.

“Acreditamos no poder da cooperação, na ideia de que um pequeno gesto, quando compartilhado, pode se transformar em algo maior. Por isso, criamos ações que visam despertar essa consciência nos nossos cooperados e clientes”

, explica a coordenadora da Organização do Quadro Social da Cooper, Thais C. G. Weege.
Outras atitudes que levam essa preocupação ambiental da cooperativa para a comunidade são: as Estações de Reciclagem; os pontos de coleta de óleo de cozinha, pilhas e lâmpadas; e projetos desenvolvidos com escolas próximas às filiais da Cooper. Já internamente, a cooperativa tem apostado em iniciativas que contam com maior aproveitamento de luz natural e com sistema para coleta e reuso da água da chuva, além de utilizar métodos construtivos mais sustentáveis nas lojas recentes. Ainda trabalha para que todas as filiais tenham lâmpadas de LED, gerador próprio, expositores refrigerados verticais fechados para reduzir o consumo de energia e equipamentos de refrigeração que utilizam gases menos nocivos ao meio ambiente.

Fonte: Oficina das Palavras