Cooperativismo Catarinense

DIA DO COOPERATIVISMO

Colaboradores do SICOOB MAXICRÉDITO arrecadam alimentos 
em comemoração ao Dia do Cooperativismo 


No sábado, 3 de julho, comemorou-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Em alusão a data, o Sicoob MaxiCrédito – cooperativa financeira – foi às ruas em prol de uma causa nobre: ajudar quem precisa.

Os colaboradores da instituição, originalmente chapecoense, mas com atuação em 73 municípios em SC e RS, estiveram presentes na entrada de alguns supermercados parceiros para arrecadar alimentos doados a diversas entidades beneficentes. 

Além da arrecadação do sábado, dia 03,, todas as agências da cooperativa foram pontos de coletas para os associados, que fizeram as suas doações até o dia 10 de julho.  No ano passado o Sicoob MaxiCrédito arrecadou 18 toneladas de alimento e destinou para 68 entidades. 

A ação faz parte da campanha “Abraça Sicoob”, realizada entre os meses de junho e julho, que visa incentivar, além de alimentos, a doação de agasalhos e a doação de sangue. 

Entenda o Dia Internacional do Cooperativismo 

O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado sempre no primeiro sábado de julho. No início era conhecido como o Dia da Cooperação e, mais tarde passou a ser chamado de Dia do Cooperativismo. Atualmente é reconhecido de forma oficial como Dia Internacional do Cooperativismo.

A primeira celebração do Dia do Cooperativismo foi no ano de 1923 com uma confraternização entre todos os povos ligados a atividades de cooperativismo. Porém, oficialmente, a data só foi criada em 1994.

Em 2009 o Sistema Ocemg organizou o ato do Dia C. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. Rapidamente a ideia ganhou a simpatia de diversas cooperativas mineiras, que passaram a apoiar e desenvolver, anualmente, as ações do Dia C. 

Fotos: Arrecadação de alimentos no Dia do Cooperativismo de 2020

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!