Cooperativismo Catarinense

DOAÇÃO

Atitudes simples movem o mundo

CREDIFOZ promove campanha de doação de sangue para celebrar o Dia Internacional das Cooperativas

No sábado (2/7), em todo o mundo foi comemorado o Dia Internacional das Cooperativas. Celebrando essa data, a Credifoz irá realizar uma ação de Dia C durante o mês de julho. O Dia C é um movimento do cooperativismo que acontece durante todo o ano e tem como objetivo desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntária. Neste ano, tem como mote

Atitudes simples movem o mundo e, como parte do movimento, a cooperativa de crédito Credifoz irá fornecer transporte gratuito até o Hemosc de Joinville, tanto para colaboradores quanto para cooperados que desejam doar sangue. Serão duas datas: 9 e 23 de julho (sábados). A saída será sempre às 8h30min, na praça da Igreja Matriz de Itajaí, que fica perto do Posto de Atendimento da Credifoz na cidade.

Cada data terá 20 vagas disponíveis. O link para inscrição será divulgado nas redes sociais da Credifoz.

“Ao doar sangue, você está doando vida para tantas pessoas que precisam. É uma forma simples de fazer o bem e, por isso, estamos realizando mais uma edição dessa iniciativa, levando os interessados até o Hemosc de Joinville sem custo algum”

, comenta Jessica Bambinetti.

Dia Internacional das Cooperativas
A data já era comemorada desde 1923 em mais de 100 países, porém, foi oficializada apenas em 1994, após a convenção adotada pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), com o objetivo de representar a força do cooperativismo. Logo foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo celebrada sempre no primeiro sábado de julho de cada ano.

Segundo o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU), existem mais de 85 mil cooperativas de crédito no mundo e mais de 274 milhões de cooperados. No Brasil, de acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, em 2021, havia 17 milhões de cooperados e 4.868 cooperativas no país, número que continua crescendo.

“O cooperativismo está se espalhando por todas as cidades, como um meio de levar economia de forma sustentável para as comunidades, apoiando a região onde estamos inserindo, com educação financeira e incentivo aos micro e pequenos empreendedores”

, finaliza Jessica.

Sobre a Credifoz
Com foco na valorização do cooperado, estímulo da qualidade de vida da comunidade e oferta de serviços financeiros diferenciados, a Credifoz mantém uma gestão apoiada nos princípios e nos valores cooperativistas. Formada pela união de empresários do Litoral-Norte catarinense, tem atuação nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Tijucas. A cooperativa integra o Sistema Ailos.

Fonte: Oficina das Palavras