Cooperativismo Catarinense

DOAÇÃO

VIACREDI representa Santa Catarina e Paraná em ação intercooperativa que gera doação de alimento

A agenda, com a participação do Sicoob Credicitrus e da Sicredi Pioneira, foi no dia 26 de maio e entidades da região já receberam alimentos arrecadados

O cooperativismo tem como uma das premissas a intercooperação. E foi a partir dela que três cooperativas de crédito desenvolveram uma ação conjunta para doação de alimentos para as famílias mais afetadas economicamente pela pandemia: a série Diálogos de Intercooperação. São webinars gratuitos sobre estratégias para o fortalecimento do cooperativismo no Brasil, sempre com a presença de dirigentes da Viacredi, Sicoob Credicitrus e Sicredi Pioneira. 

Cada participação nos webinars gera a doação de uma cesta básica, distribuída proporcionalmente a região de atuação de cada cooperativa. Em Blumenau (SC), por exemplo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) já foi beneficiada. As demais cidades da área de atuação da Viacredi também serão contempladas nas próximas doações. 

O diretor executivo, Vanildo Leoni, diz que esta ação é um bom exemplo de como o pensamento coletivo e cooperativo move a forma de pensar da Viacredi. 

“Essa ação traz várias demonstrações do que são as cooperativas: trabalhamos juntos, trocamos ideias para o desenvolvimento das organizações e ainda promovemos o desenvolvimento social e apoiamos pessoas que precisam”

, diz. 

A edição foi no dia 26 de maio, às 17h. Para assistir, bastou acessar o link https://youtu.be/YD3ZVyjKpmg. Além dos representantes das três cooperativas, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, também estava confirmado. A iniciativa contou com o apoio da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV).

Quem são as cooperativas de crédito envolvidas na ação
Com sede em Bebedouro (SP), a Sicoob Credicitrus atende cerca de 160 mil cooperados. A rede de atendimento conta com postos em mais de 100 municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais. 
Já a Sicredi Pioneira, de Nova Petrópolis (RS), é a primeira cooperativa de crédito do Brasil. Fundada em 1902, a organização conta com 172 mil cooperados e está em 21 municípios da região em que atua. 

A Viacredi, filiada ao Sistema Ailos, é a maior cooperativa de crédito do país em número de cooperados: cerca de 670 mil. Com sede em Blumenau (SC), está presente em 21 municípios de Santa Catarina e três no Paraná.

O apoio e a mediação dos Diálogos de Intercooperação são da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), que atua há 25 anos no Brasil promovendo o fortalecimento e o desenvolvimento do setor. 

Fonte: Melz

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.