Cooperativismo Catarinense

ECONOMIA DE SC

Cooperativas agropecuárias impulsionam economia de SC

A cadeia produtiva mais uma vez recebeu destaque em 2020, mesmo frente a um cenário incerto e atípico ocasionado pela pandemia de Covid-19. Esse desempenho foi divulgado, recentemente, no balanço anual das cooperativas realizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), que avalia a performance do modelo cooperativista catarinense em seus diferentes ramos. Os dados apresentam o patamar de desenvolvimento e contribuição econômica das mais de 250 cooperativas cadastradas no Sistema OCESC.

O ano que prometia ser de perdas e retrocesso no setor devido ao quadro da pandemia, contrariou as expectativas e surpreendeu com seus números positivos e melhores resultados se comparados a 2019. Com um quadro social de mais de 70 mil cooperados, juntas, as cooperativas do ramo agropecuário somaram um faturamento de R$ 34,4 bilhões. O expressivo cenário de exportações contribui, diretamente, para a receita positiva do setor.

“A expressão das cooperativas do ramo agro é reconhecida mundialmente. Esses números, provam a capacidade de inovação e adaptação das agroindústrias mesmo diante das adversidades. Muito se investiu em protocolos e melhorias sanitárias para garantir a segurança dos trabalhadores e associados na pandemia. Esse investimento foi, proporcionalmente, revertido nos lucros apontados pelo balanço”

, opina o presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin.

Segundo o dirigente, os dados evidenciam a relevância das cooperativas agropecuárias na economia e na vida dos catarinenses. As estatísticas demonstram ainda o potencial resultado de uma atuação técnica e qualificada, que movimenta a economia de Santa Catarina com a promoção de emprego e renda.

OS NÚMEROS
Total de cooperativas agropecuárias – 46
Movimento econômico – 69,2%
Cooperados – 73.539
Funcionários – 48.287
Faturamento – R$ 34,4 bilhões

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.