Cooperativismo Catarinense

EDUCAÇÃO

Sicoob MaxiCrédito promove educação financeira para crianças

A educação financeira da comunidade é um dos focos do Sicoob MaxiCrédito. Baseado nisso, a cooperativa promoveu o primeiro “Maxi Poupe Virtual” para crianças. Esta primeira edição, realizada na semana do dia das crianças, foi voltada para os filhos dos colaboradores, através do aplicativo digital Sicoob Moob, e contou com a participação de 111 crianças e adolescentes e 103 pais em três dias de evento.

Foram três noites de palestra, com o mesmo tema abordado para três faixas etárias distintas, sendo de 5 a 8 anos, 9 a 12 anos e 13 a 15 anos, pois a linguagem e a didática são diferentes para cada grupo. Na oportunidade, Taiana Haelsner, especialista em projetos sociais no Sicoob MaxiCrédito, falou sobre aprender a economizar, de onde vem o dinheiro dos pais, como fazer compras no supermercado, importância de poupar, realização dos sonhos, guardar o dinheiro pensando no futuro e o cooperativismo.

O Maxi Poupe é um projeto realizado desde 2013, que busca estimular a educação financeira para crianças em escolas. Em oito anos de projeto o Maxi Poupe já foi apresentado para 32.601 alunos, sendo realizadas 349 palestras, em 153 escolas diferentes.

Neste ano, devido a pandemia e o distanciamento social, o Maxi Poupe passou por uma reestruturação e a área de Gestão de Pessoas projetou algo voltado aos colaboradores e seus filhos, valorizando a educação financeira como assunto para a família. A primeira experiência online foi de “resultados extremamente positivos”

, conforme afirma Taiana.

“Foi uma experiência desafiadora e instigante, pois foi a primeira vez que fizemos as palestras virtuais para crianças, sem ter o contato presencial. Ao mesmo tempo foi descontraído, pois seus pais estavam presentes, observando as dicas atentamente para posteriormente conversar com seus filhos sobre educação financeira. Os pequenos se mostraram muito interessados e interagiram com a gente. O saldo é extremamente positivo.”

Sorteio de quatro poupanças e brindes

Após a palestra foram entregues um boné, um cofrinho, adesivos e uma cartilha com dicas voltadas para a educação financeira. Além dos brindes, o Sicoob MaxiCrédito realizou o sorteio de quatro poupanças para as crianças participantes no valor de R$ 200,00. Os ganhadores foram: Heloisa da Silva Borsoi, Mario Rossatto Kunze, Gabriel de Barros Dias e Mariana Machado.  

Elenice de Andrade, colaboradora e mãe de Nicolli Schuster, destacou a importância de eventos como este.

“Muito gratificante poder proporcionar este momento aos nossos filhos! Minha filha amou a palestra, amou os brindes, demonstrou maior interesse pelo assunto após o evento. Também leu a cartilha e questionou sobre os assuntos propostos, oportunidade em que podemos reforçar o valor do trabalho, de onde vem o sustento e com isso fortalecer os princípios básicos de honestidade, caráter, humildade.”

Sem saber quando será possível retomar o projeto presencialmente, o Sicoob MaxiCrédito estuda a possibilidade de dar continuidade através das plataformas digitais em 2021.

 

Fonte: Comunicação Sicoob MaxiCrédito

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!