Cooperativismo Catarinense

ENCONTRO

COOPERITAIPU

Receituário Agronômico: entenda a importância desse documento

Na tarde da terça-feira (08/02), coordenadores de filiais e técnicos agropecuários realizaram encontro de atualização sobre preenchimento do chamado Receituário Agropecuário (RA) com os Engenheiros Agrônomos e fiscais da CIDASC, Günther Halmann e Evaldo Andrade Souto.

O Receituário Agronômico é como se fosse uma receita médica, mas muito mais complexo, pois deve prever uma série de condições e conhecimentos para sua correta emissão e após, uso dos produtos receitados pelo agricultor. É um documento com a prescrição de uso dos defensivos agrícolas. Sua emissão é obrigatória para toda venda de agrotóxico.

O Receituário Agronômico deve ser emitido por profissional habilitado que, após visita prévia ou pleno conhecimento do local de aplicação, indicando diagnóstico, dose, forma e época de uso do defensivo, manejo integrado de pragas, intervalos de segurança, primeiros socorros e uso de EPI’s necessários para aplicação.

Reunião serviu para aprimorar os conhecimentos da equipe sobre este importante documento e, assim, evitar transtornos de multa ou mesmo processos civis e criminais. Outro principal objetivo é garantir a segurança na venda e no uso de defensivos agrícolas.

Um Receituário Agronômico corretamente preenchido garante que não haverá problemas com a fiscalização e assegura que a cultura, o meio ambiente e a saúde, assim como a dos consumidores finais e dos profissionais que aplicam o produto, não serão prejudicadas pelos produtos.

Fonte: Comunicação da Cooperitaipu