Cooperativismo Catarinense

energia elétrica

COOCAM tem Certificado de Energia Renovável

Desde 2016, a cooperativa utiliza energia elétrica proveniente de fonte limpa totalmente renovável e que não agride o meio ambiente. Somente em 2021, a Coocam reduziu 1.114,940 tCO2.

Consciente de seu papel em promover estratégias com impacto coletivo, a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) vem adotando práticas, as quais contribuem diretamente no futuro das próximas gerações e na sobrevivência do planeta. Com isso, vem cumprindo os valores adotados desde a sua fundação, como por exemplo, cooperação e sustentabilidade. 

Uma das ações realizadas pela cooperativa está atrelada aos investimentos em abordagens sustentáveis no consumo de energia, adotando há anos, em fontes renováveis e desta maneira, vem auxiliando no controle de emissores poluentes na atmosfera.

O presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico lembra que a matriz energética consumida pela Coocam, desde 2016, vem de fonte limpa, sendo totalmente renovável a qual não agride o meio ambiente.

“Temos alguns princípios pelos quais zelamos e cuidar do meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade das próximas gerações é um esforço constante aqui na cooperativa e nas propriedades dos associados”

, comenta João Carlos.

Somente em 2021, a prática adotada pela cooperativa reduziu 1.114,940 toneladas de dióxido de carbono (CO2), totalizando 3.400,922 toneladas desde 2016. O resultado do ano de 2021 equivale a 30.808 mudas de árvores, conservadas por 20 anos; 11.079 veículos percorrendo 500 km; 3.130 transportes rodoviários de 1 tonelada de carga por 500 km; 474 toneladas de papel enviados para aterro sanitário.

O posicionamento da Coocam é validado pela empresa Ludfor Energia, a qual reconhece a cooperativa como empresa de cunho sustentável através do Certificado de Energia Renovável e Panorama Sustentável referente ao consumo no ano de 2021. O certificado quantifica e gerencia a redução de emissões de gases de efeito estufa. Toda a eletricidade usada na cooperativa é proveniente de usinas de fontes incentivadas pelo governo federal, sejam elas, eólica, solar, biomassa, PCH ou CGH.

Reconhecimento
Os dados dos cálculos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) seguem as reconhecidas metodologias internacionais para esse fim, em especial, o GHG Protocol Corporate Standart daThe Green house Gas Protocol Initiative e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

O Programa de Certificação de Energia Renovável, foi criado pela Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) e a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), e conta com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).  

Fonte: Comunicação Coocam