Cooperativismo Catarinense

ENERGIA

Tecnologia implantada pela CERGRAL coloca Gravatal no mapa dos medidores inteligentes

Estes novos equipamentos irão substituir os tradicionais “relógios”, com capacidade de fazer medições de consumo em tempo real

Todos os moradores sabem bem o que é uma conta de luz e conhecem o famoso “relógio” que indica a medição do consumo de energia em uma residência, indústria ou em estabelecimentos comerciais. Esta medição, processo bem conhecido de todos, é feita mensalmente por um colaborador da distribuidora de energia que faz a leitura do consumo em cada local.
Sabemos que, numa velocidade muito grande, cada vez mais nossas vidas são impactadas pelas novas tecnologias e na área de distribuição de energia este sistema também ganha investimentos.

Este investimento tecnológico está chegando a Gravatal com a implantação pela Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral) de medidores de energia inteligentes, aparelhos capazes de fazer medições em tempo real e com capacidade de detalhamento de consumo. Estes novos equipamentos irão substituir os tradicionais “relógios”. O investimento da Cergral é de R$ 300 mil.

Até o final do ano a Cergral conclui a instalação de 120 novos medidores. Em 2022 estão previstos mais 24 medidores. Tudo é feito de acordo com a Resolução 871/2020, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O local onde será efetuada a substituição do novo medidor é feita por sorteio realizado pela Aneel, que define quem será o consumidor contemplado.

“O conjunto de dados registrados pelo medidor podem ser automatizados ou coletados sempre que a Cooperativa necessitar, o que possibilita uma avaliação do sistema com as mais variadas informações, 24 horas por dia, permitindo melhor gestão tanto para a distribuidora quanto para o consumidor. É como se tivéssemos uma espécie de Raio X do sistema elétrico da Cergral, permitindo investimentos de maneira preventiva”

, acentua o presidente da Cergral, João Vânio Mendonça Cardoso.

A instalação dos novos medidores não terá custo para os consumidores da Cergral e coloca Gravatal no mapa de cidades inteligentes, como já acontece com grandes centros urbanos.

Fonte: JBGuedes Oficina de Comunicação