Cooperativismo Catarinense

GEP

Gestão Estratégica de Pessoas elabora várias ações para engajar e integrar equipes durante a pandemia

No retorno de parte dos colaboradores, todos os cuidados, acolhimento e instruções para cuidar da saúde

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, quando os colaboradores do Sicoob Central SC/RS passaram a trabalhar direto de suas residências, o setor de Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) desenvolveu várias ações para manter e solidificar o engajamento, a saúde emocional e a integração das equipes, ao mesmo tempo em que compartilhava conhecimentos e desenvolvia ações de ginástica laboral a distancia. “O objetivo é cuidar do nosso capital intelectual para atravessar esse período e os desafios do dia a dia de forma acolhedora, por isso, demos a essa missão o nome de @colhe”, disse Silene dos Santos Rosa, supervisora de Gestão Estratégica de Pessoas.

Entre outras ações a GEP criou, durante a pandemia, um canal no whatsapp para os colaboradores, com o objetivo de aproximação e disseminação de informações úteis. Foram convidados parceiros para lives (transmissões em tempo real) exclusivas e compartilhado um manual de apoio com dicas de teletrabalho.

Foi elaborado um vídeo contando como cada funcionário estava desenvolvendo seu trabalho, quais eram os pontos positivos nesse novo contexto e outro em que os colaboradores agradeciam o apoio da presidência e direção da Central SC/RS. “Buscamos uma forma de reconhecer o esforço de cada um em trabalhar a distância e o foco tem sido as tomadas de decisões em função do bem-estar dos nossos colaboradores”, disse Silene Rosa.

Mesmo com a crise, o Sicoob Central SC/RS continuou o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores e tem efetuado várias contratações durante esse período. A GEP também dedicou atenção e suporte com sugestões e orientações técnicas aos grupos de gestão de todas as cooperativas singulares.

Uma das formas de se fazer presente, mesmo a distância, foram as lives. No bate-papo com o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva e com os diretores de Negócios, Olavo Lazzarotto; Operacional, Maria Luisa Lasarim; e Administrativa, Elisete Cavalieri, houve a participação média de 158 pessoas.

Também foram divulgadas lives aos colaboradores da Central e das Singulares sobre saúde mental em tempos de pandemia, alimentação saudável e descomplicada na quarentena; habilidades do profissional do futuro; inteligência emocional versus produtividade e outras, sobre os mais variados temas. A Unidade de Gestão de Pessoas também desenvolveu sessões mindfulness (atenção plena naquilo que se faz), para reduzir a ansiedade, que teve participação média de 143 pessoas.

Na live que reuniu o presidente Rui Schneider da Silva e o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, sobre o tema “Conexão com o ‘novo normal’”, houve a participação média de 350 pessoas.

Outra importante ação foi o desafio@colhe, que busca a integração e motivação de toda a equipe. Houve momentos com os gerentes, para aumentar a interação entre as áreas e aproximar os colaboradores – com participação média de 159 pessoas. Também houve continuidade na celebração dos aniversários e nas mensagens sobre o tempo de atividade profissional dos colaboradores, reconhecimento que começa a partir do primeiro ano. Outra ação inusitada, em função da pandemia, foi o happy hour em homenagem ao Dia do Trabalhador (1º de maio), em que cada colaborador brindou em sua residência e assistiu ao show de Cadu Duarte no instagram, na sexta-feira (30), às 20 horas, que precedeu o feriado.

No dia 4 de maio aconteceu o retorno de boa parte dos colaboradores que atuavam em suas residências. Permaneceram apenas aqueles que integram o chamado “grupo de risco”. Todos foram recebidos de forma muito acolhedora, com mensagens e instruções sobre os cuidados necessários no ambiente de trabalho e fora dele. Cada um(a) recebeu um kit de boas-vindas que incluiu máscaras dentro de uma nécessaire (bolsa) produzida pela BPW – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais da Grande Florianópolis, uma ONG sem fins lucrativos que tem por objetivo o empoderamento de mulheres, maior participação feminina nos espaços de decisão e poder, e geração de negócios. As máscaras foram produzidas por mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, a GEP ofereceu todo suporte emocional aos colaboradores que necessitavam de atenção e cuidado. “Retornamos do isolamento com um olhar para o novo normal, com o máximo de cuidados e a visão focada na saúde e no bem-estar de todos e todas”, concluiu Silene Rosa.

A equipe da Gestão Estratégica de Pessoas é formada por Silene dos Santos Rosa, João Matheus Tobias, Maria Vanessa Nunes de Oliveira, Aliny Priscila Machado do Amaral, Leandro Paganelli Marinho, Maira Fernandes Gripa, Bárbara Capistrano Mostardeiro e Kauã Souza de Andrade (jovem aprendiz).

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.

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