Cooperativismo Catarinense

INAUGURAÇÃO

UNIMED CHAPECÓ inaugura nova sala de treinamentos de simulação prática

A Unimed Chapecó inaugurou a nova sala de treinamentos de simulação prática, que tem por objetivo a realização dos mais diversos treinamentos voltados à capacitação dos profissionais da cooperativa médica. Os treinamentos podem ser conduzidos tanto pela equipe interna de Educação Continuada, quanto pela equipe multiprofissional, médicos cooperados e também por instrutores externos.

Com a possibilidade de retorno presencial de alguns treinamentos, e seguindo as recomendações da ANVISA para a prevenção à covid-19, ocorreu no mês de abril o primeiro treinamento na nova sala, intitulado

“Ressuscitação Cardiopulmonar em Neonatologia e Pediatria”

para médicos pediatras que atuam como plantonistas do Pronto Atendimento. As instrutoras da abordagem teórico/prática foram as médicas pediatras Dra. Caroline Pritsh, Dra. Luciana Carreira e Dra. Marta Goldschmidt.

O treinamento foi dividido em dois momentos. O primeiro, de conteúdo teórico, com base no manejo de recém-nascidos na sala de parto e ressuscitação neonatal, bem como no atendimento de crianças em arritmias cardíacas e em parada cardiorrespiratória. Foram discutidos estudos de casos relacionados ao tema, instigando o raciocínio clínico por parte dos médicos participantes, diante do conteúdo ministrado. Em um segundo momento, os médicos participaram de estações práticas, onde puderam vivenciar o manejo e suas principais funções no atendimento de urgência a esse perfil de paciente. Ainda, os participantes praticaram seus conhecimentos em manequins e equipamentos hospitalares como o baby-puff (importante equipamento de auxílio na reanimação neonatal).

A capacitação emergiu das necessidades levantadas por meio da avaliação de desempenho por competências e pela construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) da equipe médica de pediatras do Pronto Atendimento, a qual é coordenada pela Dra. Margarida Winckler, solicitante do treinamento.

A sala é gerenciada pela área de Gestão de Pessoas sob coordenação de Aline Fávero, em seu subsistema de Educação Continuada composto pelas enfermeiras Poliana Henkes Didone e Termutes Michelin.

“Investir na capacitação e no treinamento técnico dos profissionais é uma frente de trabalho essencial para garantir a qualidade assistencial e o atendimento de excelência aos nossos clientes, além disso está alinhada à Política Institucional de Gestão de Pessoas”

, reforça Aline.

Fonte: MB Comunicação

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.