Cooperativismo Catarinense

jovens

Cooperativa AURIVERDE retoma trabalho com jovens lideranças

A Cooperativa Regional Auriverde vem trabalhando com a formação de Jovens Lideranças Cooperativistas desde o ano de 2008 e sempre contou com a parceria do SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).  Em 2021, o SESCOOP reformulou o programa novamente que passou a chamar-se Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC) e além de trabalhar com jovens das famílias do quadro social, levará a doutrina cooperativista para alunos de escolas do Ensino Fundamental.

O Programa de Formação de Lideranças que no início era chamado FOJOLICO (Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas) e foram formadas três turmas com esta metodologia. No ano de 2014 o FOJOLICO foi reformulado pelo SESCOOP, na sua metodologia e carga horária e o novo programa passou a ser denominado Programa Juventude Cooperativista – JovemCoop. Neste formato a Auriverde formou três turmas no Oeste e uma no litoral sul até o ano de 2017.

Estas sete turmas totalizam aproximadamente 200 jovens beneficiados pelo programa. Independente do nome dado ao programa, os objetivos são os mesmos: fomentar alternativas e estratégias de fortalecimento do cooperativismo, por meio da preparação de indivíduos conscientes do seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam; fomentar o protagonismo juvenil; desenvolver a autoestima e autovalorização do jovem rural e prepará-lo para o processo de sucessão familiar ou sucessão compartilhada.

Após a formação no Programa Jovem Coop, os jovens são convidados a participar do Núcleo de Jovens Auriverde que tem adesão de jovens dispostos a trabalhar voluntariamente em campanhas culturais e recreativas como as do Dia C e campanhas sociais, como a importante campanha de doação de sangue.

Nesta nova versão, a Auriverde está iniciando mais um grupo na região oeste e mantem o firme propósito de levar formação e informação aos jovens que possuem interesse em continuar desempenhando as atividades no meio rural, desenvolvendo um papel de liderança em sua propriedade e na sua comunidade, além de oportunizar seu ingresso no grupo de liderança da cooperativa.

Fonte: Cooperauriverde