Cooperativismo Catarinense

Luiz Vicente Suzin

O ano novo nos espera!

O ano que se encerra foi repleto de perigos, obstáculos e desafios. Perigos na área sanitária, obstáculos na área social e desafios na área econômica. Levaremos muito tempo ainda para estudar e compreender toda a dramática complexidade deste ano de 2020.

Mas agora é preciso uma pausa para reflexão, para uma análise retrospectiva de tudo o que se passou, esses acontecimentos que causou alguns impactos em nossas vidas.

O trabalho intenso, a atenção permanente, a preocupação constante marcaram nosso cotidiano. Enquanto criávamos condições para enfrentar o novo e desconhecido quadro de dificuldades criado pelo novo coronavírus, fomos contabilizando as perdas.

As perdas econômicas poderão ser recuperadas, mas as perdas humanas nos afetam, vergastam e nos deixam menores.

Olhamos para esse cenário com pesar, mas determinados a prosseguir. Essa é uma das características do cooperativismo: resiliência. Jamais desistir. Prosseguir significa honrar a memória daqueles que contribuíram para construir esse cooperativismo que distingue Santa Catarina no Brasil e no Mundo.

Com ou sem pandemia, em 2021 as cooperativas continuarão atuando intensamente, reunindo pessoas, prestando serviços, produzindo e processando, viabilizando negócios, garantindo empregos, fomentando projetos, gerando riquezas e incentivando intercooperação. E na consecução de seus objetivos estatutários e negociais, exercerão a solidariedade, a empatia e outras virtudes que reduzem desigualdades e aplacam vulnerabilidades.

Muitos perigos, obstáculos e desafios se repetirão em 2021, mas os catarinenses sabem que as cooperativas sempre se constituirão em uma força social e econômica, transformadora e inovadora capaz de substituir, por meio da cooperação, o medo pela segurança, a inquietação pela tranquilidade, a perturbação pela segurança.

Em 2021, o sistema OCESC/SESCOOP-SC marchará unido, praticando mais uma vez o melhor cooperativismo para o bem de Santa Catarina e do Brasil.

Desejamos um 2021 repleto de conquistas, avanços e realizações!


LUIZ VICENTE SUZIN
Presidente da Organização das Cooperativas do
Estado de Santa Catarina (OCESC)

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.