Cooperativismo Catarinense

mulheres

SESCOOP/SC

Programa Mulheres Cooperativistas ocorre de forma descentralizada

O programa Mulheres Cooperativistas é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) e tem a finalidade de promover a sustentabilidade das cooperativas e do cooperativismo, através da disseminação da doutrina cooperativista e do aprimoramento de atitudes, habilidades e competências necessárias à melhor atuação das mulheres no quadro social das cooperativas.

O programa se desenvolveu e evoluiu ao longo dos anos. Nesse sentido, atualmente, proporciona uma nova forma de execução pensada para ofertar mais autonomia às cooperativas no planejamento e execução das ações do programa.

“Desta forma, as cooperativas podem trabalhar de maneira mais adaptada às suas realidades e necessidades. A essência do programa permanece a mesma. O que mudou é que elas têm mais liberdade para trabalharem”

, comenta o presidente do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin.

O programa Mulheres Cooperativistas possui em sua ementa modular quatro módulos, que devem ser abordados: Educação Cooperativista; Liderança Feminina Cooperativista; Desenvolvimento Interpessoal/Relacionamento Familiar e Organização do Quadro Social. Seu principal objetivo é fomentar alternativas e estratégias de fortalecimento do cooperativismo, por meio da preparação de mulheres conscientes do seu papel no desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam.

“Historicamente, é perceptível que o maior envolvimento do público feminino contribui no fortalecimento da cooperativa, e consequentemente, do sistema cooperativista”

conclui Suzin.

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC