Cooperativismo Catarinense

mulheres

A ÚNILOS se tornou a primeira cooperativa de crédito do Brasil a ser signatária do selo ONU Mulheres

A Únilos atua sempre para proporcionar um crescimento sólido e fortalecimento de toda a comunidade, de forma sustentável e colaborativa, sempre visando o desenvolvimento através de princípios e valores cooperativistas, além de promover o avanço contínuo da equidade de gênero e empoderar as mulheres que fazem parte da cooperativa. A valorização do trabalho e a certificação de direitos iguais fazem parte do dia a dia da nossa organização.

Reconhecendo essa atuação, a Únilos se tornou a primeira cooperativa de crédito do Brasil a ser signatária do selo ONU Mulheres. Mais uma vez, nós firmamos o compromisso, como parte de uma rede local e global das Nações Unidas, a favor da equidade de gênero, visando uma sociedade mais justa e igualitária.

Apesar dos direitos econômicos e sociais das mulheres avançaram nas últimas décadas, no Brasil, segundo as Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil, lançado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2021, a taxa de participação das mulheres com 15 anos ou mais, no mercado de trabalho, foi de 54,5% enquanto entre os homens esta medida chegou a 73,7%, uma diferença de 19,2 pontos percentuais. É por isso que a Únilos atua em consonância com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, pois entende que estas devem participar integralmente e ativamente de todos os setores e em todos os níveis das atividades empresariais, tendo em vista que isso é essencial para atingirmos, juntos, os objetivos de desenvolvimento, sustentabilidade e direitos humanos internacionalmente reconhecidos.

Na Únilos, atualmente, 100% dos cargos de diretoria, 55% dos cargos de liderança e 66% da equipe são exercidos por mulheres e não há diferenciação de remuneração para cargos análogos. Ou seja, apresentamos ações consistentes, além de uma política contínua e permanente, assegurando uma perspectiva de paridade de gênero. No entanto, continuamos em busca de novas estratégias para promover o engajamento das lideranças em ações pela manutenção da equidade no nosso local de trabalho.

É uma responsabilidade diária, mas durante a avaliação da nossa trajetória, percebemos que está no DNA da Cooperativa, uma vez que há envolvimento e compromisso ao apoio do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, que prevê o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, visto que institucionalizamos as estruturas de lideranças a cargo delas, que fazem parte de todo o planejamento estratégico, se tornando um ambiente não-discriminatório, onde tanto homens quanto mulheres podem desfrutar das mesmas oportunidades de desenvolvimento profissional.

Delbora Machado, Diretora Executiva da cooperativa de crédito, comemora a grande conquista:

“É com muito orgulho que recebemos esse reconhecimento, pois nós temos o compromisso em fazer a diferença, tanto internamente quanto na comunidade em que estamos inseridos. A valorização do trabalho e a certificação de direitos iguais fazem parte do dia a dia da nossa empresa que segue os princípios e valores cooperativistas”

. Ainda de acordo com a Diretora,

“É preciso que a sociedade como um todo mude sua postura e esteja aberta a participar desta desconstrução em relação ao que as mulheres são capazes de realizar, mas aos poucos, apoiando umas às outras e contando também com o apoio masculino, as mulheres vão ganhando espaço”

, explica.

A nossa Cooperativa trabalha com o princípio de respeitar e valorizar todos os colaboradores, proporcionando oportunidades para seu progresso e a melhoria da qualidade de vida. Por isso, investimos em muitos programas de desenvolvimento e cursos que potencializam as competências de nossa equipe. Dentre outros benefícios, oferecemos Auxílio Educação, sendo concedido 50% do valor para os cursos de Tecnólogo/Graduação, Pós-Graduação/MBA na área de atuação, além das capacitações que acontecem durante todo o ano e do Programa de Desenvolvimento Individual feito com todos os colaboradores.

Contudo, ser signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres é um passo importante, uma vez que adotamos a um conjunto de considerações que auxiliam o nosso setor a se concentrar com os elementos-chave para a promoção da igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade. São práticas diárias inseridas na rotina da Cooperativa, que promovem a mudança na cultura em relação à importância dessa isonomia no meio corporativo, se tornando um compromisso que deve ser assumido, principalmente pela alta liderança, para que essas mudanças estruturais permaneçam em constante desenvolvimento em toda a organização.

Acreditamos que, com o selo ONU Mulheres, podemos influenciar para reforçar a importância do empoderamento das mulheres como mecanismo de estímulo para um avanço econômico de toda a sociedade, através do nosso próprio exemplo como negócio que valoriza a equidade. Através de nossas ações internas e sociais, é possível usar a visibilidade para mobilizar comunidades, outras cooperativas e empresas, para alcançarmos juntos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e vivermos em mundo melhor e mais justo.

Fonte: Comunicação da ÚnilosÚ