Cooperativismo Catarinense

MULHERES ARTESÃS

Mulheres Artesãs da Coopercocal turma 2021 retomam atividades

Com capacidade de alunas reduzida em virtude da pandemia do novo coronavírus, o curso terá início em 01/03.

Que 2020 foi difícil para todos já é fato, mas aos poucos as coisas vão voltando ao normal e não poderia ser diferente com o curso de artesanato das Mulheres Artesãs da Coopercocal, que terá suas atividades retomadas dia 01/03.

Com acomodações para atender até 150 mulheres, este ano o curso será realizado com capacidade reduzida, atendendo 15 alunas por turma, totalizando 05 turmas entre período vespertino e noturno, respeitando todas as normas de segurança e distanciamento.

A presidente da Associação Cocal Arte, Rita de Cássia Mendes Melo, não esconde a felicidade de poder estar retornando com as atividades.

“Depois de tudo que passamos e ainda estamos enfrentando, poder retornar com o curso é uma alegria muito grande, mesmo tendo as turmas reduzidas pela metade. A princípio realizamos uma triagem com as mulheres matriculadas ano passado e que tiveram as aulas suspensas devido a pandemia, porém como muitas são do grupo de risco optaram por não retornar, portanto ainda temos algumas vagas disponíveis”

, explica a presidente da Associação Cocal Arte, Rita de Cássia Mendes Melo.

Mulheres Artesãs é uma oficina incorporada pela Associação Cocal Arte constituída por 30 associadas. O projeto foi criado pela Coopercocal e oferece curso de artesanato totalmente gratuito às famílias dos associados. Este é o quinto ano de projeto e tem como objetivo trabalhar a arte e o artesanato como recursos que possam trazer mudanças positivas na vida das mulheres, despertando a criatividade e a inovação. Estimular o trabalho artesanal como fonte de renda para as famílias e estimular os processos de cidadania e organização social, comprometendo-se com a sustentabilidade e a valorização da vida em comunidade.

“Por ser uma empresa comprometida com a responsabilidade social, este projeto busca não só apenas estimular o desenvolvimento social por meio da complementação de renda, mas também a sustentabilidade através da reciclagem, pois são utilizados materiais recicláveis para muitas das atividades realizadas ”

, destaca o presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Melo.

A Associação Cocal Arte também contempla a oficina Bercinho de Anjo, onde são produzidos kits berços, que são doados às famílias associadas menos favorecidas, da Coopercocal.

“É um momento de solidariedade em que as mulheres praticam o voluntariado e doam um pouquinho do seu tempo para fazer o bem”

, complementa Altair.

Capacitação para monitoras dos clubes de mulheres
Além de qualificar mulheres para o artesanato a Associação Cocal Arte em parceria com a Prefeitura Municipal de Cocal do Sul, está capacitando as monitoras dos clubes de mães do munícipio para que possam repassar o conhecimento a todas que almejam desenvolver o trabalho artesanal.

“Esta é primeira vez que fazemos esta parceria, nosso objetivo é passar aprendizado para que as monitoras possam estar levando um pouquinho do artesanato aos grupos de mães também, fazendo assim algo diferente”

, afirma Rita.

Fonte: Comunicação Coopercocal

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.