Cooperativismo Catarinense

O FEIJÃO

O Feijão que ultrapassou fronteiras

Líder brasileira na exportação de feijões, a Coperaguas possui 12 plantas distribuídas estrategicamente pelo Brasil. É reconhecida pela excelência na produção e inovação, exportando atualmente para mais de 40 países.

Alimento mais consumido pelos brasileiros, o feijão é protagonista na mesa da maioria das pessoas, mas não só na mesa, também na renda de muitas famílias que plantam, transportam e colhem a variedade.

Reconhecida como uma grande cooperativa, a Coperaguas, que tem a sua matriz localizada na cidade de Águas Frias, no Oeste de Santa Catarina, atua desde o seu surgimento com uma forte essência, identidade e missão: gerar os melhores resultados para toda a cadeia produtiva do feijão. Com base em seu pioneirismo, alcançou excelência na produção e expandiu a comercialização com o mercado de exportação de feijão.

Nascida no Sul do Brasil, hoje é destaque no cenário nacional e internacional pelos seus resultados, inovação, alta tecnologia e excelência que adota em seus processos.

Com uma equipe extremamente capacitada e um grande know-how de mercado, a Coperaguas trabalha em parceria com o agricultor para garantir os melhores resultados em todas as etapas, desde a seleção das sementes, a assessoria no plantio e a assistência em todas as etapas da produção até um sistema logístico próprio e especializado.

Quem conta essa história é o presidente da Coperaguas, Ademir Luiz Zanella. “A Coperaguas veio como uma alternativa para agricultores que não viam mais rentabilidade na produção de cereais. Foi então que reunimos, em 2001, 26 agricultores”, relembra.

Sem dúvida, o começo foi repleto de desafios, principalmente com o início das exportações e as dúvidas sobre em quem confiar. “Pagamos para aprender, foi um caminho árduo que foi superado com muito trabalho”, conta Ademir.

Com a supersafra de feijão em 2007 e o mercado interno não absorvendo toda a produção, a Coperaguas buscou novos mercados, além das fronteiras. Desde o início das exportações até hoje, a Cooperativa registrou um crescimento de 300%.

SEM FRONTEIRAS

Com foco no mercado internacional, a Coperaguas exporta para mais de 40 países. Os principais compradores são os países asiáticos como Índia e China. Mas também exporta para mercados como Europa e Emirados Árabes.

 ESTRUTURA

Os produtos e serviços da Cooperativa são constantemente avaliados e melhorados para que sejam mantidos os mais rigorosos padrões de qualidade. Para tanto, são realizados investimentos permanentes em pesquisa e desenvolvimento de variedades de pulses, que objetivam atender de forma qualificada à demanda do mercado internacional.

Para satisfazer essas necessidades, conta com uma ampla infraestrutura, parceiros de confiança e um avançado sistema de logística que garante qualidade e procedência na entrega. A empresa tem a sua própria frota de caminhões e um departamento próprio de logística com o objetivo de entregar rápido.

Atuando há mais de uma década no mercado externo, a Coperaguas está pronta para atender a novos mercados da mesma forma que trabalha com seus atuais parceiros de negócios: com toda a tradição em excelência da marca.

 Tipos de feijão comercializados pela Coperaguas para exportação: (fotos no site)

‒ Feijão Carioca

‒ Feijão Preto

‒ Feijão Rajado

‒ Feijão Caupi Guariba/Tumucumaque

‒ Feijão Caupi Nova Era

‒ Feijão Bico de Ouro/Macassar

‒ Feijão Vermelho

‒ Feijão Verde Mungo

‒ Feijão Azuki

http://coperaguas.com.br/feijoes

Fonte: Coperaguas

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.