Cooperativismo Catarinense

ÔNIBUS

SICREDI VALE LITORAL SC
leva ônibus cinema para escolas da região

Cooperativa realizou ação itinerante para celebrar a Semana Nacional de Educação Financeira.

Já pensou transformar um ônibus escolar em um cinema itinerante? Pois foi isso que a Sicredi Vale Litoral SC realizou para marcar a passagem da Semana Nacional de Educação Financeira.

Durante o mês de novembro, mais de 1.900 crianças de escolas públicas e privadas de 12 municípios da região tiveram a oportunidade de assistir vídeos no cinema itinerante, em especial a série de filmes da Turma da Mônica produzidos para o Sicredi sobre o tema Educação Financeira. A ação passou por Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Nova Trento, Itajaí, Navegantes, Camboriú, Balneário Camboriú, Brusque, Tijucas, Blumenau e Timbó.

De acordo com o presidente da Sicredi Vale Litoral SC, José Domingos de Andrade, o programa de educação financeira tem como objetivo incentivar a consciência das pessoas para uma vida financeira sustentável.

“Acreditamos ser essencial iniciar a educação financeira desde a educação infantil, entendemos que se desde cedo as crianças tiverem o conhecimento de como o dinheiro é importante e quais cuidados devem ter, logo estarão aplicando seu conhecimento de forma correta, assim melhorando a sua qualidade de vida”

, afirma.

“Entendemos a educação financeira como um elemento fundamental para se ter uma vida financeira sustentável, pois o uso consciente do dinheiro é fundamental para a conquista de objetivos pessoais e profissionais”

, completa Andrade.


Cooperação na ponta do lápis
Em todo o Brasil, o Sicredi desenvolveu centenas de ações durante a Semana Nacional de Educação Financeira. A participação deste ano foi norteada pela temática “Juntos a gente desenha uma vida mais próspera” mote do programa “Cooperação na Ponta do Lápis”. Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para os mais de 1,5 mil munícipios em 26 unidades federativas onde o Sicredi atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais. 

Em 2021 foi iniciada a segunda fase do Programa, desenvolvida para auxiliar as pessoas a conquistarem uma vida financeira sustentável por meio de oficinas que focam no contexto e interesses dos participantes, traduzindo os conceitos em práticas do dia a dia. Por meio do Programa, também foi lançada a Jornada da Educação Financeira nas Escolas, com diversos materiais pedagógicos, que serão utilizados nas salas de aula por profissionais habilitados pelo Sicredi a desenvolverem a metodologia e auxiliar os educadores a integrar a temática ao currículo escolar. 

Durante a Semana ENEF 2020, o Sicredi foi responsável por 43% do total de ações realizadas no Brasil, impactando mais de 4,3 milhões de pessoas em todo o país. Foram cerca de 1,4 mil iniciativas em mais de 370 municípios de todas as regiões do país.  

Sobre o Sicredi 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br). 

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. 

Fonte: Comunicação Sicredi Vale Litoral SC