Cooperativismo Catarinense

PALESTRA

Técnicos de grãos da COOPERITAIPU tem palestra
sobre Manejo da Soja

Tendo em perspectiva a safra de grãos que, sendo a principal do ano, no dia, dia 20 de julho, o Departamento Técnico da Cooperitaipu, através da empresa parceira Corteva, trouxe o engenheiro agrônomo e doutor em fitopatologia, Lucas Navarini.

Objetivo foi abordar a cultura da soja, desafios de manejo e posicionamento que possibilitem buscar a máxima produtividade nas áreas que serão plantadas.

Já na abertura de sua conversa com os técnicos de campo da cooperativa, Lucas Navarini comentou que um dos principais pontos a serem discutidos é a questão do uso correto dos fungicidas que precisam ser aplicados na soja.

“Mais importante que a escolha de produto “X” ou “Y”, é ter a informação correta de todos os detalhes de “como” aplicar esses produtos nas diferentes fases de crescimento das plantas”

, disse ele.


Áudio – Lucas Navarini – Maneja da Soja

 
Outro ponto importante, segundo Navarini, é ter plena consciência de que na soja há a necessidade de fazer aplicação preventiva de produtos, quanto mais cedo possível.

“Aplicar na soja ainda pequena pode parecer desnecessário a princípio, mas pesquisas revelam que isso se reflete em alta na produtividade e no lucro; no entanto, o agricultor deve se preocupar com os espaços entre as aplicações, respeitando intervalo nem muito curto, nem longo demais”

, explica.

O terceiro ponto de destaque é que em lavouras de alta produtividade, que giram na casa de 80 sacas por hectare, até doenças mais simples podem impactar no resultado final.

“Nossa missão aqui foi de repassar informações aos técnicos da Itaipu para que eles possam levar novos conhecimentos e tecnologias aos associados e assim realizar um posicionamento de cultura mais assertivo e seguro”

, finaliza Navarini.

 *Reportagem em áudio no anexo abaixo.

Cooperitaipu e ACCB mantém parceria
para o próximo Itaipu Rural Show

Com a vacinação contra a Covid-19 avançando em Santa Catarina e no Brasil, renova-se a esperança de realizar no início do próximo ano a 23ª edição do Itaipu Rural Show de forma presencial em nosso parque. Sendo um evento com grande movimentação logística, a equipe de coordenação já está trabalhando para garantir que o público visitante esteja plenamente contemplado em suas expectativas. Assim também acontece na parte estrutural do parque e nas tratativas com parceiros.
 
Nesta sexta-feira (16/07), o Coordenador Geral do Itaipu Rural Show Fernando Rohr, o Gerente Técnico Sadi Link e a médica veterinária Cristiane Both, reuniram-se com o Presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos (ACCB) Enedir Zanchet e técnico Vitor para formalizar a renovação da parceria, com destaque para realização da 5ª Exposição e Julgamento de Animais.
 
A 23ª edição do Itaipu Rural Show já tem data definida. Acontecerá nos dias 02, 03, 04 e 05 de Fevereiro de 2022, de forma presencial, com as devidas boas práticas sanitárias. Evento acontecerá no Centro de Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo Oeste da cidade de Pinhalzinho/SC.

Fonte: Comunicação da Cooperitaipu