Cooperativismo Catarinense

PALESTRA

“Motivar é possível?” Reflexão foi a proposta de palestra realizada pelo SESCOOP/SC

Com o objetivo de instigar a reflexão sobre o tema motivação e sua relevância no contexto atual das organizações, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) realizou, na última semana, palestra on-line denominada “Motivar é possível?”. O doutor em Educação e mestre em Administração de Empresas, Armando Terribili Filho, ministrou o tema e demonstrou como a motivação impacta diretamente na satisfação dos colaboradores, na produtividade e na sustentação de um clima organizacional positivo.

Segundo ele,

“motivação é o processo de estimular, incentivar um indivíduo a realizar algo”.

Dr. Armando discorreu sobre as competências da inteligência e das fontes de motivação relacionadas ao trabalho e às suas realizações, as quais as habilidades emocionais são mais importantes que as técnicas.

Destacou também a importância dos “feedbacks” e os elencou em três diferentes tipos: reconhecimento, que gera impulso e energia; orientação, quando há necessidade de capacitação e melhoria do relacionamento; e avaliação, que ajusta expectativas e subsidiam a tomada de decisão. O especialista abordou ainda a função do líder na gestão de conflitos e o importante papel da empatia que, nada mais é, do que entender o que o outro está vivendo pois, segundo ele, são as atitudes que fazem a diferença na vida das pessoas.

Texto: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC