Cooperativismo Catarinense

PARCERIA

Fundação Aury Luiz Bodanese socializa resultados da parceria com a Unimed na Campanha Eu Ajudo na Lata

A Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), entidade mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), socializou nesta semana os resultados do Desafio Recicla FALB 2021 – ação que cooperou com a Campanha da Unimed Chapecó “Eu Ajudo na Lata”. O evento reuniu diretores e colaboradores das duas cooperativas e da FALB, no auditório da matriz da Aurora Coop em Chapecó/SC.

O evento contou com a participação do presidente do Conselho Curador da FALB e diretor presidente executivo da Aurora Coop Neivor Canton e dos presidentes da FALB Oscar Trombeta e da Unimed Chapecó José Pegoraro Foresti. A programação foi conduzida pela diretora administrativa da FALB Sonara Ramos e pela educadora ambiental Darcivana Squena.

O Desafio Recicla FALB 2021 incentivou a promoção da logística reversa por meio de boas práticas socioambientais. O desafio mobilizou colaboradores de mais de 50 unidades da Aurora Coop presentes em oito Estados brasileiros a arrecadarem a maior quantidade possível de materiais recicláveis para destinação ambientalmente adequada.

Entre os projetos e campanhas permanentes de reciclabilidade promovidos e apoiados pela FALB há o projeto Tampinha Voluntária (tampas plásticas); Meias do Bem (meias usadas para confecção de cobertores); Reciclagem de Instrumentos de Escrita Usados (coleta de lápis, canetas, borrachas, entre outros); Brasil sem Frestas (embalagens cartonadas para revestimento de casas) e Eu Ajudo na Lata (lacres de alumínio).


O evento reuniu diretores e colaboradores das da Aurora Coop, da Unimed e da FALB.

Nesse desafio de 2021, da campanha Eu Ajudo na Lata, na qual a FALB é parceria há mais de 10 anos, foram arrecadados e repassados à Unimed mais de 800 quilos de lacres de metal. Em contrapartida a Unimed doou à FALB sete cadeiras de rodas e, dessas, quatro foram entregues durante o evento para as unidades da Aurora Coop sorteadas: os Frigoríficos Aurora de Xaxim (FAX); de Erechim (FAER I), de Sarandi (FASA) e de Joaçaba (FAJO). No evento, a FALB entregou à Unimed mais de 60 quilos de lacres, referentes à arrecadação do Desafio Recicla FALB 2022 em andamento.

A Campanha “Eu ajudo na lata” tem por objetivo promover a acessibilidade de um jeito diferente e simples. Seu foco é a arrecadação de lacres de latas de alumínio para revender e, com os recursos, investir em itens de acessibilidades, como as cadeiras de rodas para doar às entidades.

O presidente do Conselho Curador da FALB e diretor presidente executivo da Aurora Coop Neivor Canton reconheceu o importante papel dos mais de 2.900 voluntários de todas as unidades da Cooperativa para a concretização do projeto e destacou que a FALB é um orgulho para a casa. Também enalteceu o excelente relacionamento entre Aurora Coop e Unimed Chapecó e mencionou que o evento mostrou a sintonia entre as duas cooperativas nessa parceria.

“Os efeitos desse trabalho são muito representativos para todos nós e para a comunidade”.

O presidente José Pegoraro Foresti realçou que a iniciativa representou uma demonstração de união, cooperação e voluntariado.

“É uma ação que representa muito bem a essência do cooperativismo e exatamente por trabalharmos com esse modelo de negócio sabemos o quanto é importante nos unirmos para a conquista de objetivos tão valiosos para a comunidade. Neste mês celebramos o Dia do Cooperativismo (2 de julho) com orgulho por fazermos parte de um movimento que é referência no mundo todo”.

Fonte: MB Comunicação