Cooperativismo Catarinense

PRÊMIO

AURORA conquista duas categorias no Prêmio Quem é Quem

Evento reuniu diversas cooperativas para reconhecer as Maiores e Melhores do segmento de aves e suínos

A Cooperativa Central Aurora Alimentos foi premiada em duas categorias, no dia 13 de abril, durante cerimônia do Prêmio Quem é Quem que reuniu cooperativas ligadas aos setores produtivos de aves e suínos. Considerado o “Oscar” do Agronegócio, a premiação foi transmitida ao vivo na plataforma AveSui 24h/7d.

O Quem é Quem se consolidou como um dos principais prêmios do cooperativismo agro, no segmento de aves e suínos, ao reconhecer não só o desempenho econômico, mas também por avaliar variáveis como cuidados com o meio ambiente e de responsabilidade social. Além disso, reconhece os melhores produtores e iniciativas ligadas às áreas de inovação e varejo, entre outras. A premiação contou com 12 vencedores em 11 categorias.

A Aurora Alimentos conquistou o prêmio na categoria “Econômico Financeiro” pela sua alta performance econômica e gerencial e na categoria “Gestão Operacional” que teve como vencedor o gerente do Frigorífico Aurora Xaxim, Vanderlei Luís de Ré, pela sua trajetória na empresa.



Gerente do Frigorífico Aurora Xaxim, Vanderlei Luís de Ré

“Sou grato à Aurora por essas oportunidades. O cooperativismo me mostrou o caminho certo a seguir, oportunizando conhecimento, a construção de uma família e a consolidação de uma carreira profissional”

, destaca o gerente premiado, ao comentar que conheceu a esposa no início da carreira profissional e que sua filha, hoje com 24 anos, também trabalha na Aurora.

Na visão do presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, o prêmio fortalece e aprimora ainda mais as responsabilidades da cooperativa central.

“Somos uma organização de pessoas e colocamos o aspecto econômico ao lado das recomendações da área social. Iniciativas como essa demonstram o quanto o sistema cooperativista é importante para o fortalecimento da economia e a promoção do desenvolvimento social. Reforço que o cooperativismo é a grande opção para o crescimento do Brasil. Aproveito, ainda, para parabenizar a Copérdia – cooperativa que integra o Sistema Aurora – que também foi reconhecida na categoria Melhor Cooperado de Suínos”.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, enalteceu a iniciativa da Avesui em reconhecer as cooperativas que se destacam no setor.

“Como é bom ver essa competição saudável por um prêmio que todos esperam. Este setor tem trazido muita prosperidade, emprego e renda para o Brasil, além levar o nome do País mundo afora. Esforço e superação é o que tenho acompanhado de toda essa cadeia produtiva que não deixou de abastecer a população brasileira e mundial, seguindo todos os protocolos de segurança”.

Para o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, é um orgulho saudar os cooperados premiados.

“Isso mostra a força desta grande potência que é o cooperativismo. Batemos um recorde histórico neste mês na exportação de aves e suínos. Essa marca traz renda para produtor, cooperado e as famílias dessa cadeia produtiva”.

O presidente da Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), Marcio Lopes de Freitas, destacou a satisfação em participar dessa aliança estratégica.

“Esse prêmio é para todo o movimento cooperativista. Quando falamos em cooperativa, não estamos falando apenas do escritório, da central e da diretoria, mas sim de uma comunidade imensa que envolve funcionários, cooperados e suas famílias, os fornecedores, as pontas de mercado, um cluster fantástico. O que vocês fazem é mais do que desenvolvimento. Representa prosperidade, ou seja, tudo o que a humanidade quer e precisa para conquistar bem-estar e ser feliz”.

ANÁLISE A CARGO DA ESALQ-USP
Neste ano, a coordenação dos trabalhos, avaliações e ranking das cooperativas participantes esteve a cargo da Esalq-USP por intermédio do professor Iran José Oliveira da Silva, também coordenador do Nupea/Esalq-USP. Uma das principais novidades foi a inserção de algumas questões ligadas às medidas e ações promovidas pelas cooperativas em relação à pandemia da covid-19. O objetivo é ter um panorama de como a pandemia impactou diferentes áreas de atuação das cooperativas. Outra novidade foi o convite de especialistas para darem pareceres e notas dentro de categorias que envolveram a apresentação de cases, como Varejo e Inovação.

Fonte: MB Comunicação

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.