Cooperativismo Catarinense

PRÊMIO SOMOSCOOP

PRÊMIO SOMOSCOOP
MELHORES DO ANO

OCESC enaltece inovação das cooperativas premiadas

Unimed Brusque, Copérdia e Unimed União foram as três cooperativas catarinenses premiadas, na semana passada, pelo Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, do Sistema OCB. A iniciativa é um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos aos cooperados e à comunidade ao longo do biênio 2019/2020. Nesta edição foram inscritos 595 cases, de 320 cooperativas brasileiras e de 22 Estados da Federação.

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), Luiz Vicente Suzin, reconhece a dedicação e o empenho das cooperativas catarinenses premiadas, que realizam um trabalho diferenciado no seu cotidiano.

“Precisamos valorizar essas iniciativas fundamentadas nos princípios cooperativistas que inspiram e transformam as regiões em que atuam em um lugar melhor para viver. Neste ano singular de pandemia o cooperativismo teve papel fundamental, principalmente na promoção e no engajamento de ações sociais”

, analisa Suzin.

Na solenidade de premiação transmitida pelo canal do YouTube do Sistema OCB, o presidente Marcio Lopes de Freitas relata que foi um trabalho árduo analisar os cases extraordinários realizados pelas cooperativas.

“Nos encantamos com as iniciativas, desenvolvidas às vezes de maneira simples, mas com resultados que impactam. O cooperativismo teve um papel fantástico na pandemia, principalmente porque soube se reinventar rapidamente e agir de maneira articulada”

, expôs.

Atualmente o cooperativismo brasileiro impacta a vida de aproximadamente 15 milhões de cooperados de norte a sul do País. Ao incluir as famílias dos cooperados somam-se quase 60 milhões de pessoas. Neste ano, o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano inovou e realizou todo o processo (inscrição, avaliação e premiação) de maneira virtual. As categorias premiadas foram Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperativa Cidadã; Cooperjovem; Fidelização; Inovação, Intercooperação e Influenciadores Coop.

COOPERATIVAS CATARINENSES
A Unimed Brusque conquistou a terceira colocação na categoria Cooperjovem – programa que visa disseminar a cultura da cooperação baseada nos princípios e valores cooperativistas por meio de atividades educativas. De acordo com a assistente social Camile Bruns a cooperativa articulou as ações do Cooperjovem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Ao abordar o Cooperjovem temos um modelo de programa que desenvolve a cultura da cooperação dentro do ambiente escolar e isso traz à tona a transversalidade de temas. O cooperativismo é muito mais do que um modelo de negócios, pois é uma filosofia de vida que transforma o mundo em um lugar mais justo”

, explica.

A Copérdia foi premiada na segunda colocação da categoria “Fidelização” com o case “Núcleos Femininos Copérdia 32 anos: evolução pessoal e profissional das cooperadas”. De acordo com o vice-presidente Ademar da Silva o objetivo é capacitar mulheres.

“O saldo do programa nessas três décadas é muito positivo, pois a mulher associada ou esposa e filha de associado despertou para a importância de participar das ações de sua cooperativa, por meio de cursos, palestras, encontros etc. Elas puderam se desenvolver como lideranças em suas comunidades e também se prepararam para assumir cargos importantes na cooperativa”, comenta.

A Copérdia já formou mais de 700 líderes e atualmente possui representantes em todos os conselhos da cooperativa.

A Unicred União foi premiada na segunda colocação da categoria “Inovação” com o case “Agência Mais: a primeira agência digital do cooperativismo de crédito brasileiro”. O diretor executivo Marcelo Martins enfatizou que o atendimento não é realizado por robôs, mesmo sendo virtual, pois o relacionamento é o ativo mais precioso.

“Não importa o canal que nosso cooperado nos acesse porque sempre terá um gerente de relacionamento capacitado para poder atendê-lo. Os associados receberam muito bem essa novidade tanto que nosso índice de satisfação é acima de 94% e já tivemos mais de 150 dirigentes de outros sistemas nos visitando para conhecer a iniciativa”

, finaliza.

Fonte: MB Comunicação

Leia as belas ações do Cooperativismo Catarinense!

Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.