Cooperativismo Catarinense

SAÚDE

ITAIPU RURAL SHOW
Unimed Personal é novo plano de saúde da Unimed Chapecó apresentado aos visitantes da feira

Imagine poder contar com uma equipe multidisciplinar de profissionais que monitoram sua condição de saúde ao lembrar de consultas regulares e de exames de rotinas, que acompanham os resultados dos exames e as orientações dos especialistas e auxiliam no controle das medicações prescritas. Parece uma solução futurista para facilitar o dia a dia dos pacientes, mas não é! Esse trabalho é realizado pela Unimed Chapecó por meio do plano de saúde Unimed Personal. Os benefícios de ter esse plano de saúde foram apresentados aos visitantes da 23ª edição do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho.

A cooperativa médica recebeu à comunidade no estande no Pavilhão 1 do Centro de Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu com orientações dos profissionais de saúde e do comercial, além da entrega de panfletos explicativos com dicas de saúde. A cooperativa médica também disponibilizou uma ambulância e equipe qualificada para atendimentos durante a feira. Os visitantes puderam aferir sua pressão arterial e conferir seus sinais vitais.

DIFERENCIAIS DO PLANO DE SAÚDE
A comunidade dos municípios próximos a Pinhalzinho já conta com uma Unidade da Unimed Personal em Pinhalzinho para atendimentos, localizada na Avenida Porto Alegre, nº 788, Edifício Porto Príncipe, no Centro do município. Todos os beneficiários que possuem plano de saúde da Unimed (independentemente de ser Personal) podem ser atendidos na Unimed de Pinhalzinho, podendo inclusive realizar alguns exames como eletrocardiograma, coleta de preventivo e aplicação de medicações na sala de observação, mediante solicitação médica.

O Unimed Personal é um modelo que busca proporcionar um atendimento cada vez mais próximo do paciente, criando vínculos e acompanhamento ao longo da vida e não apenas em situações pontuais. O diferencial está, justamente, na promoção da saúde e na prevenção de doenças, ao invés de apenas o tratamento de enfermidades.

De acordo com o coordenador do Unimed Personal e médico da família Dr. Juliano Brustolin, pelo plano de saúde é realizado o gerenciamento da saúde de cada cliente.

“Uma equipe de profissionais ajudará você a lembrar que precisa fazer a mamografia, de que precisa retornar para realizar os exames de controle e se necessário é realizada uma visita domiciliar. Então, mantém o controle de todos os indicadores de saúde”

, explica o médico.

Pacientes com doenças crônicas, como hipertensão ou diabetes, são monitorados pelos profissionais que trabalham no Unimed Personal.

“Isso evita que a pessoa fique por três anos sem realizar um exame, que tenha a pressão descontrolada ou que não compareça nos retornos com os especialistas. A equipe terá as informações e manterá o controle sobre isso”

, informa Dr. Juliano.

A receita dos medicamentos controlados é fornecida sempre que o paciente necessite, sem necessidade de deslocamento, porque a farmacêutica da equipe faz o controle dessa demanda.

“Em resumo, a pessoa tem um atendimento personalizado, como se fosse um cliente vip porque tem um grupo de profissionais cuidando dela”

, comenta o médico.

As solicitações de consultas são atendidas em no máximo três dias, o que torna o processo mais ágil. Caso necessário o médico da Saúde da Família, que acompanha integralmente o paciente, encaminha para o especialista. Porém, acompanha o laudo dos exames e as indicações de tratamento ou de medicações.

“O objetivo é que a pessoa tenha o melhor tratamento, que não tome remédio errado e que tenha uma pessoa de referência para esclarecer suas dúvidas. Mesmo que tenha doenças crônicas o intuito é de que o paciente não adoeça ou que tenha agravamento de suas patologias”

, argumenta Dr. Juliano.

Esse modelo de plano de saúde é bastante utilizado na Europa, na Austrália e no Canadá.

“Estudos revelam que os indicadores de saúde levantados são infinitamente melhores. Então, as operadoras de saúde no Brasil entenderam que esse modelo é muito mais sustentável trazendo melhorias nos resultados e na promoção da saúde do paciente. Esse modelo é regulamentado pela ANS por meio da RN 440, a qual a Unimed Chapecó foi certificada recentemente com o selo de Boas Práticas em Atenção Personalizada, com 100% dos itens cumpridos”

, enfatiza.

Fonte: MB Comunicação
Foto: Suellen Santin