Cooperativismo Catarinense

SAÚDE

Promoção à saúde foi destaque da UNIMED no Dia C em Chapecó

Com base no sétimo princípio do cooperativismo “o interesse pela comunidade”, a Unimed Chapecó proporcionou no “Dia de Cooperar – Dia C”, realizado no sábado (2/07), ações voltadas à promoção da saúde, incentivo à prática regular de atividades físicas e ao acompanhamento frequente com médicos. Com essa programação cooperativa médica reforçou sua missão de promover e cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas.

Exemplo disso, foi a bike suco que atraiu a atenção dos participantes. Jonilso Lopes levou a esposa Catiane Pinheiro e a filha Pâmela Vitória Lopes para o evento e não deixou de conferir as ações da cooperativa médica. Ele e a filha pedalaram e garantiram um delicioso suco de uva.

“Achei uma ideia muito legal. Incentiva atitudes saudáveis como andar de bicicleta, economiza energia elétrica e ainda garante um bom suco”

, disse.

Neide Miotto, colaboradora da Aurora Coop, também exercitou o corpo e saboreou a recompensa do suco após a pedalada. “É motivador porque você pedala, faz um exercício e como benefício ganha o suco, que também é saudável. Costumo fazer atividades físicas e sei bem da importância para a saúde do corpo e da mente. Muito boa a iniciativa da Unimed Chapecó”, acrescentou.

COOPERAÇÃO E SAÚDE
Além da bike suco, a Unimed Chapecó também levou para o Dia C a Ambulância (SOS), ofereceu o serviço de aferição de sinais vitais e também presenteou os participantes com um aulão de alongamento com o preparador físico Jhiemison Rosina. Médicos cooperados à Unimed Chapecó e outros colaboradores da cooperativa médica também passaram pelo Dia C, que ocorreu no estacionamento da Cooperalfa e reuniu cerca de mil pessoas, entre dirigentes, associados, funcionários, integrantes de cooperativas locais e regionais.

O médico do trabalho e presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti, ressaltou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Grande Oeste e lembrou os grandes nomes que trabalharam em prol do cooperativismo.

“Essa é uma data que tem que ser comemorada e, para isso, temos que relembrar o passado e agradecer às pessoas que começaram o cooperativismo na nossa região. Impossível não falar, lembrar e agradecer à Aury Luiz Bodanese e Mário Lanznaster. Olhando para o passado, vemos o quanto o nosso Grande Oeste cresceu. Somos referência no Brasil, a região onde mais se produz proteína animal por metro quadrado no mundo e, com certeza, o cooperativismo está por trás disso”

, afirmou.

Foresti ainda ressaltou que a Unimed é o maior sistema cooperativo do mundo na área da saúde. Destacou que a Unimed de Chapecó é grande no Estado de Santa Catarina graças a intercooperação. “Como todas as cooperativas de outros segmentos, nós também crescemos. Cerca de 70% dos nossos clientes são cooperativas. Essa é uma data que tem que ser comemorada e preservada”, concluiu.


Evento reuniu cerca de mil pessoas, entre dirigentes, associados, funcionários, integrantes de cooperativas locais e regionais.

SOBRE O EVENTO
O Dia C, celebrado neste ano no dia 2 de julho, comemorou o significado de um sistema que une, produz, atende com respeito, investe, humaniza e partilha resultados pelo mérito, tudo edificado ao sabor da democracia. Em Chapecó, a comemoração ocorreu em frente à matriz da Cooperalfa. Além da anfitriã, participaram como parceiras: Aurora Coop, Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), Unimed Chapecó, Sicredi, Sicoob MaxiCrédito, Evolua, Unicred e Cresol.

Fonte: MB Comunicação