Cooperativismo Catarinense

VISITA

OCESC recebe visita do Sistema OCB-Pernambuco

Já se sabe que a intercooperação é uma alternativa para os principais desafios dentro do sistema cooperativista. Quando as cooperativas se unem, há mais progresso, bons resultados e prosperidade nos negócios. Com o objetivo de conhecer a prática do cooperativismo catarinense e sua intercooperação, integrantes do Sistema OCB-Pernambuco visitaram, nesta semana, a sede do Sistema OCESC, em Florianópolis. Estiveram presentes representantes de cooperativas sucroalcooleiras de Pernambuco e Alagoas.

A comitiva foi recebida pelo superintendente do Sistema OCESC, Neivo Luiz Panho, que apresentou os índices do cooperativismo catarinense como, por exemplo, a expressão no número de empregos ofertados e o desempenho econômico das cooperativas.

“Muitas cooperativas registradas na OCESC já estão chegando nos seus 50 anos. É muito investimento e gestão por parte das cooperativas, que constroem seus relacionamentos baseados na confiança, que gera os bons negócios”

, disse.

O gerente de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas do SESCOOP/PE, Adriano Fassini, afirmou que a visita tem por objetivo conhecer de perto a pujança do cooperativismo catarinense e fortalecer a atuação de mercado das cooperativas do estado nordestino.

“É um projeto para evoluir as cooperativas. Reunimos produtores e lideranças que assumiram esse compromisso, junto ao SESCOOP/PE”

, destacou. Na visão dos dirigentes, o projeto é uma oportunidade de conhecer as experiências exitosas de intercooperação da região sul do Brasil.

“O SESCOOP/PE está oportunizando e dando total apoio na realização dessas visitas, que também contemplou o estado do Paraná. É uma oportunidade de viabilizar a constituição de uma Cooperativa Central ou Federação para melhorar os resultados das nossas cooperativas”

, comentou Alexandre Andrade Lima, presidente da Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana-de-açúcar (COAF).

“Buscamos alternativas para que algumas das dificuldades encontradas em nossas cooperativas sejam vencidas”

, complementou o diretor da Cooperativa Exportadora de Uva de Mesa (Coopexvale), Jailson Lira de Paiva.

A INICIATIVA
A visita à sede da OCESC faz parte do Programa de Alinhamento Estratégico das Cooperativas Agropecuárias do Sistema OCB-PE, que busca aprimorar processos na produção da matéria-prima, colheita, armazenagem, processamento, logística e distribuição, diminuir custos com aquisição de insumos e equipamentos e estruturar e modernizar a gestão administrativa, financeira, societária e contábil das cooperativas sucroalcooleiras.

Com base nessa percepção, o SESCOOP/PE estimulou as cooperativas a praticarem a intercooperação para fortalecer sua atuação no mercado. Com isso, estão recebendo consultoria para estruturação de um plano de negócios, com o propósito de avaliar a viabilidade econômica, técnica e social da constituição de uma Cooperativa Central ou Federação. Participam do projeto as cooperativas: COAF, COAFSUL, COOPERVALES, PINDORAMA, AGROCAN e COOPEXVALE.

Texto: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC